O Último Samurai é um épico estrelado por Tom Cruise e lançado em 2003. Após o sucesso de Gladiador, lançado em 2000, Hollywood voltou a investir nos épicos históricos e este filme aqui chegou aos cinemas no final de 2003, com um grande peso de produção e com um astro do tamanho de Tom Cruise.
Mas embora Tom seja dos últimos grandes astros de Hollywood e que está fazendo blockbusters até hoje, quem brilha aqui é Ken Watanabe como o líder samurai Katsumoto, que rouba a cena e a sua performance lhe rendeu uma mísera indicação ao Oscar.
O filme faz muitas referências aos samurais japoneses, aos westerns, é dirigido e escrito por Edward Zwick (Tempo de Glória, Nova York Sitiada), e também tem o roteiro de John Logan. A história se passa no final do século XIX, durante a era Meiji no Japão. Tom Cruise interpreta o capitão Nathan Algren, um ex-soldado do exército dos Estados Unidos, que é contratado pelo governo japonês para treinar o exército imperial japonês e para ajudá-los a modernizar suas forças militares. No entanto, durante uma batalha contra os samurais rebeldes, Algren é capturado e acaba convivendo com eles.
Ao longo do tempo, Algren desenvolve um profundo respeito pela cultura samurai e seus valores tradicionais, como honra, lealdade e coragem. Ele se torna um dos últimos defensores dos samurais, lutando ao lado deles contra a modernização forçada e a perda de sua identidade cultural.
O Último Samurai mostra temas como Choque Cultural, Lealdade a tradição e modernidade da época em que o Japão estava, aos poucos, saindo do seu sistema fechado e abrindo a sua economia para o mundo. Vale lembrar que, nesta época, final do século XIX e início do século XX, a Europa fervilhava na chamada Belle Epoque, que foi o período em que o continente não tinha guerras em seu território. Isso antes de duas guerras mundiais.
E não devemos nos esquecer da maravilhosa trilha sonora de Hans Zimmer, uma das melhores de sua carreira e é tão importante quanto o roteiro em tela.
Confira a lista de curiosidades sobre O Último Samurai
- O filme estreou nos Estados Unidos no dia 05 de dezembro de 2003 e no Brasil, dia 16 de janeiro de 2004;
- Tom Cruise passou quase dois anos se preparando para este filme, incluindo aulas de esgrima e aulas de japonês;
- Isso não apenas marca a primeira vez que Ken Watanabe estrelou um filme americano, mas é a primeira vez que ele fala inglês em um filme;
- Durante as filmagens na Nova Zelândia, Tom Cruise ficou em Oakura. A filmagem trouxe mais de $ 50 milhões para a economia local em Taranaki;
- Este filme rendeu mais dinheiro nas bilheterias no Japão do que nos Estados Unidos;
- Este filme marca a centésima pontuação de Hans Zimmer;
- Tom Cruise não recebeu nenhum salário adiantado para este filme, ele recebeu porcentagem pela bilheteria;
- Antes da batalha final, quando o capitão Algren desmonta, após cavalgar de volta às fileiras com Kasumoto, seu cavalo dá um pontapé e atinge um guerreiro na virilha;
- O filme teve 4 indicações ao Oscar: Ator Coadjuvante para Ken Watanabe, Edição de Som, Design de Produção e Figurino, mas saiu de mãos vazias;
- Está disponível no catálogo da HBO MAX e foi um sucesso de bilheteria: custou 140 milhões, faturando 111 nos EUA, 343 no mundo, totalizando, 454 nas bilheterias mundiais. Porém, dividiu a crítica, com 66% de aprovação.
Posts Relacionados:
24 curiosidades sobre Star Wars: Episódio 6 – O Retorno de Jedi
X-Men 2: curiosidades que você talvez não saiba
Uma Cilada Para Roger Rabbit: 13 curiosidades sobre o fenômeno de 1988
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: