No último dia 23 de janeiro de 2023, estreou no Canal Brasil a terceira temporada de Amigos, Sons e Palavras, programa iniciado em 2018, apresentado por Gilberto Gil, que consiste em um bate papo entre amigos sobre carreira, vida e assuntos do cotidiano.
O programa vai ao ar sempre às 20h45 no horário de Brasília, com reprises nas terças-feiras às 13h30 e aos domingos às 10h15. As conversas têm a duração média de 25 minutos e como são exibidas sempre duas entrevistas por vez, os programas têm a duração de cerca de 1 hora, considerando os intervalos.
Na primeira entrevista, a convidada é ninguém menos do que a grande Fernanda Montenegro, única atriz brasileira indicada ao Oscar até o momento e assim como Gil, entrou para a Academia Brasileira de Letras em 2022.
O formato de Amigos, Sons e Palavras é o mesmo desde a primeira entrevista, em 2018, com Caetano Veloso: Gil começa o programa cantando com seu violão uma música especialmente escolhida para a pessoa convidada. No programa com a Fernanda, ele escolheu a música ‘Palco’, pois, segundo ele, é o lugar mais comum entre os dois. Eles conversaram sobre a vivência de cada um deles, maternidade dela, as questões da idade e o conflito de gerações.
Por falar em diferença de idade, a convidada do segundo programa é a maravilhosa Liniker, atriz e cantora, que pode ser vista na série Manhãs de Setembro, do Prime Video e vencedora do Grammy Latino. Além do papo sobre gerações, a canção escolhida no início da conversa foi ‘A Raça Humana’.
Em seguida, ele pergunta como ela define a raça humana e ela responde que a gente passa a vida inteira tentando entender a humanidade, portanto, é um trabalho sem fim, um mistério. Na entrevista ainda houve reflexões sobre transição de gênero, conciliar a carreira de atriz, cantora e o reconhecimento em um momento de ódio contra as minorias.
Serão 13 episódios no total, além da Fernanda Montenegro e da Liniker, os demais candidatos das semanas seguintes são: Marcelo Adnet, Demétrio Magnoli, Gabriela Lemos, Gregório Duvivier entre outros.
O programa tem a direção de Letícia Muhana e Patrícia Guimarães. A produção fica a cargo da Gegê Produções Artísticas, com direção de produção de Flora Gil e direção musical de Bem Gil. Elas descreveram o programa como “a temporada mais Gil que tem, pois fomos amadurecendo com ele, aperfeiçoando o formato. É sempre no tempo dele, da maneira dele, é tudo bastante verdadeiro em todos os sentidos”.
Já o próprio Gilberto Gil destacou que essa ‘não é a temporada mais Gil de todas. É a temporada mais todos nós. Para mim é muito pessoal, há depoimentos para mim emocionantes, mas é algo criado pela equipe e pela possibilidade moderna de comunicação. Não os vejo como entrevistados, mas como “conversadores”. Os critérios foram variados, mas principalmente tem a aproximação “coleguística”, pois há cantor, músico, comunicador, pessoas do teatro, humoristas – todos estamos conectados de alguma forma em nossos trabalhos e na arte em nossas vidas.’
E André Saddy, diretor geral de conteúdo do Canal Brasil, refletiu sobre a importância do programa na cultura do país: “O programa estimula a reflexão, que os assuntos fiquem na nossa cabeça e desperte algo em cada um, tratando com a calma e profundidade que não estamos acostumados a ver na atualidade – tudo com o jeito Gil, a leveza nas conversas, que são, ao mesmo tempo, intensa e apaixonantes”.
Ainda não foi confirmada uma quarta temporada, mas com o sucesso desta, não deve demorar muito para ser realizada. Que venham mais “conversadores”, mais conteúdo bacana, mais cultura e que o programa inspire que outros veículos façam o mesmo com a sua grade de programação, pois não é um formato caro e ainda aquece o coração do público.
Posts Relacionados:
Fervo é uma comédia bizarra com carisma
Filho da Mãe: Um reencontro com Paulo Gustavo
Como agradar uma mulher? – comentários sobre o filme
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: