A edição do Teleton de 2022 acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro, sexta-feira e sábado. Será a 25ª vez que o evento, iniciado no Brasil no ano de 1998, entrará no ar. Nem mesmo a pandemia da COVID-19 interrompeu que o Teleton acontecesse, obviamente, com todos os cuidados possíveis.
E no último dia 18 de outubro foi realizada a coletiva de imprensa na sede do SBT sobre o Teleton 2022. A coletiva foi apresentada pela jornalista Simone Queiroz, teve a presença das madrinhas Eliana e Maísa; do padrinho Celso Portiolli; do presidente do Grupo Silvio Santos e do SBT, José Roberto Maciel; do CEO da AACD, Valdesir Galvan; do superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD, Edson Brito; da jornalista Lari Mariano, ex-paciente da AACD e consultora do Teleton; e da diretora do Programa Teleton, Norma Mantovanini.

O evento, então com a grafia de Telethon, foi criado em 1966 pelo saudoso Jerry Lewis realizada no dia do trabalho daquele ano em formato de maratona televisiva nos Estados Unidos, onde todo o dinheiro arrecadado iria para a Associação de Distrofia Muscular (MDAA, na sigla em inglês).
No Brasil, o evento chegou no final dos anos 1990, fazendo muito sucesso, ajudando muitas pessoas e confirmando a parceria entre a Associação de Assistência à Criança Deficiente, ou simplesmente AACD e o SBT, mas ficando claro que a emissora não é a detentora única do Teleton, aliás, desde a primeira edição, personalidades de outras emissoras costumam participar e contribuir ao evento.
Este ano não será diferente, ainda mais com uma interação maior que as redes sociais permitem, uma diminuição nos contratos de exclusividade das emissoras, facilitando o transporte entre os veículos e agora com as novas mídias, personalidades da internet como youtubers, tiktokers, influencers e até gamers também estão fazendo questão de contribuir para esta causa importantíssima.

A meta este ano será a de arrecadar 30 milhões de reais. Não é uma tarefa fácil, nunca foi, mas agora a missão está ainda mais difícil com o aumento da inflação, a alta dos alimentos, desemprego e para pior, o clima pesado em nosso país, sobretudo no período eleitoral.
Mas desde o ano passado o evento tem um aliado importante que facilita a vida de milhões de brasileiros, o pix, que foi colocado em prática em 2020, tendo muita acolhida popular e hoje é o principal meio entre transações eletrônicas. Para este ano, há duas chaves pix, onde o telespectador poderá escolher entre o e-mail doeteleton@aacd.org.br ou pelo número 11 94311-0144.

No início, o Teleton foi inevitavelmente comparado ao Criança Esperança, que é realizado na Globo em todos os anos desde 1985, ano que foi ao ar a primeira edição.
As duas propostas são excelentes, é interessante que não há uma competição, até as datas são distantes uma da outra, todos acabam ganhando com isso, em especial as pessoas que são favorecidas pela ajuda de milhões de brasileiros e tanto a AACD quanto a UNESCO (parceira da Globo no Criança Esperança), fazem um trabalho exemplar em mudar a vida das pessoas.
O Teleton está completando 25 edições em 2022. Entre os anos de 1998 e 2022, muita coisa mudou e o mundo não é mais o mesmo, mas quem dera se boa parte do ser humano tivesse a iniciativa e o altruísmo de fazer e diferença, deixar uma marca na vida das pessoas e deixar o ambiente com menos ódio.
O mundo real e virtual precisam desta reflexão.
Posts Relacionados:
Manhãs de Setembro volta com tudo na 2ª temporada
Uma Pitada de Sorte surpreende como um bom prato de comida
Luta Pela Liberdade mostra uma abordagem diferente da espionagem
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: