O Wii U é o primeiro console da 8ª geração e o 6º console de mesa da Nintendo. A empresa, que revolucionou o mercado dos games nos anos 1980 com o NES, ou simplesmente, Nintendinho, passando pelo grande SNES, ou Super Nintendo, foi sinônimo de videogames durante muito tempo, mas que foi perdendo espaço no mercado com a concorrência da Sony com o Playstation 1 e 2 nos anos 1990 e 2000.
Mas se o Nintendo 64 e Game Cube não se saíram bem em suas devidas gerações, o mesmo não se pode falar no Nintendo Wii, lançado em 2006, que acabou sendo o console mais vendido de sua geração, com mais de 100 milhões de cópias vendidas, contra os poderosos Playstation 3 e Xbox 360.
E diante do maior sucesso comercial de mesa da empresa até aquele momento, era a chance de pensar em um novo console. E com uma nova geração de videogames que estaria por vir, a Nintendo não perdeu tempo e no final de 2012, lançou a sua nova aposta, o Wii U.
A primeira impressão para o mercado e para os consumidores deste console até que foi positiva, mas não demorou muito para que os problemas ficassem evidentes, como o GamePad pouco intuitivo para quem não tem intimidade com o mundo dos games, gerando ambiguidade sobre a forma correta de utilizar o console, ou seja, não ficou claro se o console era de mesa, portátil ou híbrido.
Sem contar que o marketing foi completamente confuso com a empresa anunciando o novo console como uma continuação do Wii, que ao contrário deste, era um aparelho simples até mesmo para o público mais casual. Aliás, até este nome, Wii U, é equivocado, pois até o gamer mais hardcore confundia as funcionalidades na época, imagina para quem não conhecia o mercado.
Mas se o que interessa para quem compra um videogame novo é a qualidade e a biblioteca dos jogos, o console apresentou grandes games, muito elogiados e que se tornaram jovens clássicos, como Mario Kart 8, Super Mario 3D World, Splatoon, Donkey Kong Tropical Freeze, Bayonetta 2, entre outros, mas os proprietários do console não ficaram 100% felizes por um motivo simples: o Wii U teve uma oferta baixa dos jogos third parties, ou seja, os games de outras empresas além da própria Nintendo e deixando a biblioteca de jogos muito reduzida.
E para nós, brasileiros, o efeito foi ainda pior, pois tanto o console quanto os jogos eram muito caros em comparação aos concorrentes, a empresa não deu assistência ao mercado nacional, deixando as atividades em nosso país e com o serviço online precário.
Qual foi o resultado de tudo isso? O Wii U foi o console menos vendido da Nintendo, com pouco mais de 13 milhões de cópias vendidas, causando prejuízos incalculáveis e o tombo só não foi pior porque a empresa conseguia se manter com as vendas do 3DS e encerrou o ciclo de vida do console logo, em 2017, se apressando para apostar suas fichas no Switch.
Mas, apesar dos seus problemas e do fracasso comercial, o Wii U está longe de ser um console ruim, já que é querido por muitos, tem jogos de respeito, uma legião de fãs no mundo inteiro e sem os erros da Nintendo na vida útil dele, provavelmente ela não teria a humildade de acertar na geração seguinte.
Se é assim na vida real, porque seria diferente no mundo dos games?
Posts Relacionados:
A Outra Face: 25 anos depois – (1997)
Sonic The Hedgehog 2: 30 anos depois – (1992)
Instinto Selvagem: 30 anos depois – (1992)
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: