Os Caras Malvados é uma animação produzida pela Dreamworks Animation (estúdio de Shrek, Madagascar, só para citar algumas franquias), distribuída pela Universal Pictures, é baseada em uma série de livros de sucesso do autor Aaron Blabey, é dirigida por Pierre Perifel, que é animador do estúdio e este é seu primeiro longa na direção.
A animação conta a história de 5 animais que formam um grupo de criminosos, são eles: o Sr. Lobo, líder do grupo; Sr. Cobra, o considerado mais malvado; a Srta. Tarântula, a mais inteligente e hacker do grupo; o Sr. Tubarão o “rei dos disfarces” e o Sr. Piranha, o mais explosivo. Juntos, eles são conhecidos como Os Caras Malvados, que são os bandidos mais temidos da cidade.
Em uma noite de premiação, eles são pegos em flagrante, mas fazem acordo com a polícia e o poder público para serem treinados pelo Professor Marmelada a serem caras legais, o que soa como um truque, mas não demora muito para que todos abracem a ideia e deem uma segunda chance ao grupo.
Quem fica de olho no grupo e neste “treinamento” é a chefe de polícia, a governadora Diane Raposinha (uma personagem impressionante e uma das melhores trabalhadas pelo roteiro), além do próprio Marmelada.
Com a pandemia da COVID-19, as atividades do estúdio ficaram de forma remota, o que só foi permitido por se tratar de uma empresa de animação e por conta disso, não houve lançamentos neste período, mas os executivos prometem vir com tudo. Em 2022, além da estreia da animação de Os Caras Malvados, para março, está prevista a estreia de Gato de Botas 2 para o 2º semestre.
Para marcar a volta de um lançamento da Dreamworks, o marketing do filme está investindo bastante em trailers, clipes e materiais nas redes de cinema. Quem olha de fora pode achar que o filme possa “cansar” o público antes da estreia ou que as melhores cenas já tenham sido exibidas, mas basta assistir um pouco do filme para saber que este argumento não tem fundamento, pois o filme tem vários plot twists, muitas viradas de roteiro e nada é o que parece ser.
Essa decisão é engenhosa e funciona na maioria dos momentos, mas pode confundir o menores e os mais desavisados, mas o público geral não deve reclamar do que vê em tela, pois os personagens são cativantes, o ritmo é alucinante na medida certa e o 3D é muito caprichado.
Sem contar que os adultos que forem ver o longa se sentirão representados, pois além das qualidades já citadas, o roteiro é cheio de referências a filmes adultos sobre assalto, como Onze Homens e Um Segredo, Velozes e Furiosos e Pulp Fiction (a cena de abertura é uma clara referência ao início do filme de 1994). Aliás, o próprio diretor disse em uma entrevista que este é um “Tarantino para crianças”.
E por se tratar de um filme para a família, uma preocupação dos roteiristas e de todos os envolvidos estava no exemplo para as crianças, afinal, estamos falando de protagonistas que são criminosos, mas com a chance de se redimirem. Eles são fofos, cativantes e carismáticos, mas são foras da lei. E o roteiro foi cuidadoso ao lidar isso para a criançada.
Outra atração à parte é o elenco de vozes, tanto na versão original quanto na dublada. Em inglês, vemos nomes como o premiado ator Sam Rockwell, Awkwafina, Zazie Beetz e a comediante Alex Borstein. Já em português, vemos nomes como Rômulo Estrela, Babu Santana, Luís Lobianco, Nyvi Estephan e Ágatha Moreira.
O resultado de Os Caras Malvados é uma animação para crianças de 8 a 80 anos, muito bem-feita, com uma boa mensagem, fazer com que pode fazer com que muitos corram atrás dos livros e como um legítimo exemplar da Dreamworks, pode ser o início de uma franquia.
Vai depender dos resultados de bilheteria deste filme aqui.
Posts Relacionados:
Esquadrão da Moda retorna ao SBT de cara nova
Drive My Car chega forte para a safra do Oscar 2022
Lov3 é uma ode à juventude moderna
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: