A pandemia provou que existem pontos importantes para quem pensa em empreender e forçou que as pessoas aprendam a identificar oportunidades. Um deles foi a preocupação com uma maior participação dos negócios digitais na economia e na sociedade como um todo.
Muitas empresas e famílias foram obrigadas a buscar soluções para seus problemas por meios digitais. Desde a educação que passa por um intenso processo de transformação digital, até os home offices e outros tantos serviços que passaram a atender seus clientes através de meios digitais.
Mas não é necessário uma pandemia para que este tipo de oportunidade seja aproveitada para se diferenciar.
Estude as dores e os desejos das pessoas ao seu redor e pense em como criar um produto ou serviço que atenda isso. Pode parece bobagem, mas foi isso que aconteceu com o criador do meme abaixo da mensagem.

Netflix: a especialista em identificar oportunidades

A Netflix parece ter se tornado uma expert em identificar oportunidades. Quando lançou seu streaming lá em meados de 2010, todas as outras empresas não ligaram muito. Com o seu crescimento avassalador, a Ruiva sacou que em algum momento os outros viriam no seu encalço e decidiu começar a apostar em produções próprias.
Não satisfeita, ela foi refinando cada vez mais o seu negócio (que é, agradar usuários). Não atoa começou a desenvolver algoritmos que otimizassem suas produções. A minha queridinha Stranger Things, por exemplo, nasceu disso. Você pode conferir mais sobre isso lendo isso aqui.

Mas você acha que ela parou aí? Claro que não, ela está em constante evolução também na entrega de seus produtos. É interessante para ela que você assista o que você gosta, e assim passe mais tempo consumindo. Ela inclusive paga uma boa bolada para programadores freelancers que consigam otimizar o seu sistema de recomendação. Dá uma conferida em como a Netflix usa algoritmos para encontrar a sua nova série perfeita.

Recentemente até lançou o “Surpreenda-me” para aqueles que perdem horas tentando decidir o que ver.

Oportunidades fora do digital
Mas não é necessário ser uma empresa digital para ver as oportunidades. Nos anos 80 a VESTRON era empresa que distribuía VHS quando os grandes estúdios achavam isso uma bobagem.
A empresa fez uma fortuna desta maneira, mas percebeu que os grandes estúdios um dia veriam isso também e começou a investir na produção de filmes também. DIRTY DANCING foi o primeiro deles. Quer saber mais sobre como termina essa história? Assista ao episódio 1 da série FILMES QUE MARCAM ÉPOCA da Netflix.

E se você já resolveu um problema e ficou satisfeito com o resultado, por quê não pesquisar por mais pessoas que estejam na mesma situação que você, e solucionar os problemas dela? Mas esse é um assunto que abordaremos melhor na próxima dica!
Posts relacionados:
Como as princesas foram usadas na inovação da Disney?
Olhar criativo: encarando o mundo como uma criança
Não sou criativo. E SE eu estiver errado?
Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: