Ahhh, a Tropa dos Lanternas Verdes, a maior equipe de heróis do universo, com sua sede no planeta Oa, controlada pelos guardiões do universo, aqueles duendes azuis ridículos (cof, cof). Bom, o fato é que os Lanternas Verdes são heróis muito legais e, bem, existem vários deles, então – sem contexto algum – fiz uma lista com os 10 melhores!
10 – Sinestro
Nosso querido Sinestro um dia já foi considerado o maior dos Lanternas Verdes, mito da tropa e exemplo para os novatos. Treinou Hal Jordan e outras lendas da Tropa, mas caiu no lado negro da força (ops, franquia errada), traiu seus colegas e virou o maior vilão dos Lanternas, por isso, apesar de sua grandeza, está apenas no décimo lugar.
9 – Patolino
Cabeças explodiram aqui, tenho certeza. Sim, o Patolino já fez parte da Tropa! Tá certo que foi só em um episódio especial de brincadeira, mas é o Patolino, então entra direto na lista (tive que me controlar para não colocá-lo em 1º lugar)… E acreditem, ele nem é o membro mais ridículo…
8 – G’nort
Ele não é o pior membro da Tropa porque existe o G’nort… O cachorro em questão é um alienígena do Planeta G’Newt que apareceu nas história da Liga da Justiça Internacional como um Lanterna falso e no final acabou conseguindo um anel e virando Lanterna honorário. É um personagem muito engraçado e participou da lendária Liga da Justiça Antártida! Sério, corram atrás das histórias da Liga Internacional, são obras primas!
7 – Mogo
Agora estamos falando sério. Mogo é fruto da mente doentia de Alan Moore e surgiu em uma edição especial da revista do Lanterna Verde em uma história fechada. O caso é que o personagem é tão legal (para entenderem, Mogo é um planeta vivo que é Lanterna Verde) que foi aproveitado de maneira bem bacana na excelente reformulação da Tropa feita pelo Geoff Johns!
6 – Kyle Rayner
Kyle é um dos Lanternas Verdes que já foram responsáveis pelo setor da Terra. Mais do que isso, é um personagem que por mais de uma década foi dono da revista Lanterna Verde e único Lanterna sobrevivente com a dissolução da Tropa! E esse é o maior Problema de Kyle. Ele é um personagem muito bacana, um artista que virou Lanterna e, por isso mesmo, muito criativo no uso de seus poderes, mas foi jogado na cara do público para substituir Hal Jordan e sem o apoio de nenhum dos antigos membros da Tropa. O público obviamente rejeitou o personagem e até hoje ele sofre dessa rejeição, não importando o quão boas suas histórias sejam (e as vezes são ótimas).
5 – Kilowog
Kilowog é demais, isso é tudo!
Sério, é tudo…
Tá, explico. Treinador dos novatos da Tropa Kilowog é um tanque de guerra, muito forte e leal, sempre foi personagem recorrente da revista do Lanterna Verde. Fora o visual do cara… Muito, muito foda!
4- John Stewart
Por muitos e muitos anos John foi só um reserva que fez uma cagada, destruiu toda uma civilização e ficou se lamentando para sempre. Sério, sua motivação era bacana, mas era muito mal conduzida nas revistas. A verdade é que os leitores simplesmente não curtiam o personagem. Aí veio o desenho da Liga da Justiça e os produtores resolveram que deveria haver maior diversidade étnica e trocaram a escolha óbvia (Hal) por John e finalmente ele teve roteiros de qualidade e pôde brilhar, passando de um nada para um personagem querido por todos. Bendito desenho da Liga!
3 – Alan Scott
Alan é o meu Lanterna favorito, na verdade é um dos meus 10 personagens favoritos da DC em todos os tempos. Sim, eu sei que é difícil de entender, explico. De fato as histórias originais do personagem não eram nada demais e ele foi totalmente ofuscado pelo Hal Jordan no futuro, aliás, têm muito leitor de quadrinhos aí que nem sabe que o Alan é o Lanterna original. Sim, ele viveu um ostracismo até o começo da década passada quando David S. Goyer e Geoff Johns assumiram o título da Sociedade da Justiça (super grupo de segundo escalão cheio de personagens antigos e ostracizados) e a transformaram na melhor revista em publicação (juntando DC e Marvel) por muitos e muitos anos. Neste longo período os autores puderam retrabalhar de maneira brilhante as personagens mais antigas e esquecidas da DC, transformando Alan Scott em um personagem sensacional. Fica a dica séria, vão atrás destas revistas em sebos ou scans, é um dos melhores materiais que vão ler na vida!
PS: Com o reboot a DC mudou muito este personagem, o transformando no primeiro gay assumido da editora. Não posso comentar nada sobre isso, porque jamais li ou lerei qualquer coisa desse reboot, mas já adianto que não me incomodo com isso, é outro personagem, qual o problema de ser gay? O que importa é ser bem escrito!
2 – Guy Gardner
Aqui ficou meio óbvio. Muitos trocariam os dois primeiros lugares de ordem, mas acho mais acertado deixar o Guy em segundo lugar. Ele ficaria puto com isso, já que odeia ser colocado de lado. Disparadamente o mais maluco, encrenqueiro, sexista, escroto e insuportável dos Lanternas Verdes, Guy é provavelmente também o mais adorado deles. Ele é tipo o Deadpool, caso este fosse um bom personagem! Lanterna reserva do setor da Terra por anos, brilhou quando virou o Lanterna oficial da Liga Internacional! Era praticamente a estrela do grupo (ainda que não de maneira positiva) e protagonizou a lendária luta contra o Batman (que fez o Besouro Azul passar mal de tanto rir). Caramba, eu já disse para vocês lerem a Liga Internacional?
1 – Hal Jordan
Meio óbvio esse primeiro lugar né. Mas Hal é O Lanterna! A lenda da Tropa, o personagem que todos os fãs de quadrinho pensam quando escutam o nome Lanterna Verde! Hal é um dos membros fundadores da Liga da Justiça e foi provavelmente a personagem de quadrinhos mais cheio de viúvas de todos os tempos (me incluía entre elas). No meio da década de 90 a DC – em uma das decisões editoriais mais imbecis de todos os tempos – transformou Hal em Vilão, o fez destruir a Tropa e todos os outros Lanternas e depois se redimir se sacrificando para salvar o mundo. Daí colocou o Kyle como único Lanterna do universo e achou que os fãs iriam engolir (santa ingenuidade Batman!). Como eu disse anteriormente, não importava a qualidade das histórias do Kyle, os fãs ignoravam e xingavam muito no twitter. Foi mais de uma década de reclamações até a DC finalmente se tocar e nos devolver o Hal como tinha que ser, sem ser vilão, sem doidera, apenas nosso querido Lanterna Verde do setor 2814! E de lambuja ganhamos a Tropa toda de volta 🙂
Daí veio o maldito reboot… Mas isso é história para um outro post.