Durante a vida de um gamer, é comum ele se perguntar se um Notebook para jogos é uma boa ideia. A possibilidade de levar o seu setup de jogos para qualquer lugar parece bem atraente, mas será que vale a pena? Afinal de contas, como escolher um notebook para alta performance em games?
Algumas observações que são importantes de ter em mente: um notebook é construído pelas mesmas peças que um PC comum, mas muita gente pensa que ele não pode ser aprimorado, o que não é verdade! Dependendo do modelo do notebook, você pode fazer upgrades em algumas peças, melhorando a performance consideravelmente. Outra coisa para se ter em mente é a placa gráfica. Notebooks, em sua ampla maioria, têm processadores com chip gráfico integrado, mas para quem busca performance em games, essa não é uma boa ideia. Um chip gráfico dedicado desafoga o seu processador, oferece mais potência ao notebook e é um requisito mínimo para jogos e programas mais pesados, como editores de vídeo e imagem. Então, vamos ver algumas opções!
Não é só marketing
A ideia de que a palavra Gamer está no nome de um produto só para encarecê-lo não é verdadeira. É claro que podemos garimpar para separar as melhores opções de cada tipo de produto, mas um Notebook Gamer pode oferecer vantagens em performance direto da caixa e com uma possibilidade bem grande de upgrades!
Esse notebook, por exemplo, é uma ótima opção que já tem competência para rodar jogos premiados, como The Witcher 3, Sekiro: Shadows Die Twice e até oferecer uma estabilidade surpreendente em jogos conhecidamente pesados, como Red Dead Redemption 2.
Com a possibilidade de aumentar a memória RAM dele em até 4 vezes e adicionar SSDs de altíssima densidade nas portas M.2 NVMe, o potencial sobe ainda mais!
Se a sua pegada é transmitir jogos, esse notebook também aguenta o tranco, com um processador i5 de oitava geração e uma placa gráfica dedicada, você não vai perder quadros nem fazer feio durante a transmissão!
Se as siglas te confundem, dá uma lida nesse texto aqui que ele explica muito bem o que são e para que servem as peças que a gente falou por aqui:
Manual do Noob: HD, SSD, RAM, processador e placa de vídeo o que são e para que servem?
Mas precisa ser Gamer?
Não, querido amigo.
Na verdade, um notebook não precisa ser “gamer” para rodar jogos com bastante competência.
O modelo S145 da Lenovo prova isso
Notebook Lenovo
Esse modelo de notebook Lenovo é bem simpático por não chamar nenhuma atenção e ainda assim ter um processador i7 de oitava geração, armazenamento em SSD com opção de expansão, memória RAM DDR4 e uma placa de vídeo dedicada. A MX110 é uma placa conhecida por ser de entrada, mas é muito mais acessível e não faz feio, não. Ela consegue rodar GTA V e outros jogos mais modestos com alguma tranquilidade!
Então, como escolher a melhor opção?
Como tudo na vida do gamer, você precisa definir o seu objetivo.
Se você está procurando uma opção de notebook para resolver problemas, navegar com tranquilidade, assistir vídeos e jogar, por exemplo, um Valorant de vez em quando, você não precisa de um hardware parrudo.
Notebook HP
Esse modelo de notebook HP oferece uma estação de trabalho bem competente, com um hardware singelo. Jogos MMO e alguns FPS competitivos, como Valorant e Counter-Strike: Global Offensive, conseguem rodar nessa máquina com os gráficos reduzidos.
E se o seu foco for produtividade, um processador i3 de sétima geração não vai fazer feio. Você ainda pode melhorar o armazenamento colocando um SSD, e a memória RAM é expansível a até 16GB DDR4. Definitivamente uma máquina respeitável!
“Mas notebook nunca vai chegar perto da qualidade de um PC, não é?“
Aí é que você se engana, jovem Padawan!
Alguns modelos de máquinas são pensados para bater de frente com os mais poderosos setups do mercado, com processadores de ponta, placas gráficas insanas e números impressionantes!
Por exemplo: este notebook da XPG atropela com facilidade diversas máquinas parrudas!
Nesse caso fica fácil com um i7 de nona geração, aliado a incríveis 32GB de RAM DDR4 de alta velocidade, além de um SSD de 1TB ligado via NVMe que fornece uma velocidade de escrita e leitura acima do padrão até mesmo para os SSDs. E o mais impressionante: uma RTX 2070, uma placa gráfica que entrega uma potência colossal com seus 8GB DDR6, tecnologias Ray Tracing e altas resoluções que o monitor de 15,6” com taxa de atualização 144Hz consegue apresentar!
Se estiver se preparando para comprar um notebook gamer em 2021, então é bom ficar de olho nessas dicas, seja um modelo mais simples, ou uma versão mais parruda e completa, pronta para ser aprimorada, você consegue encontrar todos no APP KaBuM! Ele facilita a sua vida para encontrar o produto desejado e ajuda bastante na hora de comprar o modelo que você decidir, oferecendo diversos meios de pagamento e entrega!