Indicação de Dorama – Porque Esta é a Minha Primeira Vida

Resumão

Sobre a protagonista

“Por favor, me ajude a me tornar uma excelente escritora”

Yoon Ji-Ho (Jung So Min) é escritora assistente que sonha em um dia escrever a própria novela. Com quase 30 anos, ela está prestes a começar a carreira como escritora.

Ela fica 3 meses trabalhando em um projeto e, depois desse período, ela volta pra casa que divide com os pais e o irmão.

Mas quando ela chega, descobre que seu espaço foi tomado por outra pessoa. Esta pessoa é ninguém menos que a namorada do irmão mais novo dela, a qual ele engravidou. Além disso, ela descobre que eles vão se casar e que a cunhada dela agora mais morar naquela casa.

“Você está jogando de novo?”

Não tendo como recorrer à mãe, e muito menos ao pai, agora Ji-Ho literalmente não tem um lugar para morar. Sendo assim, ela acaba pedindo ajuda colega de seu colega de trabalho, e também paquera, que a socorre conseguindo um lugar para ela morar provisoriamente. Esse lugar é um pequeno depósito cheio de mofo, escuro, e sem ventilação, mas pelo menos já é alguma coisa.

Agora, além de estar vivendo em um depósito, a Ji-Ho tem a própria novela, que ela mesma escreveu, tirado dela e dado a outra pessoa. Ou seja, todo seu trabalho e esforço vai ser alterado por uma escritora que é mais sênior do que ela.

Acha que está ruim? Pois fica pior quando, um dia, o paquerinha dela se revela um grandessíssimo escroto (pra não falar palavrão aqui). Ele já dava em cima dela estando noivo de outra pessoa, mas dessa vez ele passa completamente dos limites entrando no quarto dela e tentando abusar dela sexualmente. 

“Por quanto tempo mais eu preciso aguentar?”

Como já era se se esperar, os colegas de trabalho não acreditam nela quando ficam sabendo do que aconteceu. Eles fazem um “almoço” com todo mundo reunido, inclusive o criminoso escroto e tentam convencer a Ji-Ho de que aquilo não foi nada demais, que ele estava exaltado porque tinha bebido muito e que era melhor não ter dor de cabeça por causa de uma coisa tão pequena. Afinal, não tinha acontecido “nada de mais”.

E foi aí que esse dorama me surpreendeu mais uma vez, porque, em vez de a Ji-Ho aceitar as desculpas e desistir de prestar queixa, ela diz que aquilo foi sim tentativa de estupro e acaba se demitindo. 

Agora a Ji-Ho está sem casa e sem trabalho. 

Por sorte, uma das suas amigas tem um namorado que tem uma amiga que precisa de um colega para dividir o apartamento. A Ji-Ho pega o contato dessa pessoa e elas resolvem tudo por mensagem.

Sobre o protagonista

“Eu preciso alimentar a minha gata”

Nam Se-Hee (Lee Min Ki) é um homem extremamente peculiar, calculista e metódico. Ele não tem muita ambição na vida e o seu objetivo principal é viver uma vida tranquila de boletos pagos, casa quitada e dar o máximo de conforto para a gatinha que ele tem, que aparentemente é a única coisa com a qual ele se importa além dele mesmo. 

Só que o Nam Se-Hee tem um problema: sendo metódico, ele é muito exigente quando se trata do inquilino com quem ele vai morar. Como o último também não funcionou, agora  ele precisa de outra pessoa para dividir o apartamento com ele e ajudar a pagar as contas. 

A sorte é que um dos seus poucos amigos do trabalho conhece uma menina, que conhece um cara que precisa de um lugar pra morar. Então o Se-Hee pega o contato dessa pessoa, e eles resolvem tudo por mensagem, combinando um período de experiência para que o Se-Hee avalie o inquilino. Os pré-requisitos dele são simples: precisa ser alguém que cuide da casa, da gata e que ele não perceba que existe.

Você já percebeu que tem alguma coisa estranha aí né? Pois bem, leva um tempo pra que os dois se encontrem dentro do apartamento, porque ele trabalha em horário um pouco esquisitos, então era bem difícil de os dois toparem um com um outro. Enquanto um tava trabalhando, o outro tava em casa e eles nunca se trombavam. Mas aí isso acontece e eles finalmente percebem que se enganaram.

Porque, veja bem, na coreia do sul Se-Hee é geralmente nome de mulher, e Ji-Ho geralmente é nome de homem. Então os dois achavam que estavam morando com pessoas do mesmo sexo. Só que não!

Porém, a Ji-Ho ainda precisa de um lugar pra ficar e, até então, é a melhor inquilina que o Se-Hee já teve. E ele precisa apaziguar os pais dele, que querem que ele se case a todo custo, sob a ameaça de pedirem divórcio se ele não fizer isso. 

Sendo assim, os dois decidem unir o útil ao agradável e concordam em fazer um acordo de casamento. Assim os pais dele ficam felizes e Ji-Ho continua tendo um lugar pra morar, além de ajudar o mocinho a cuidar da casa e pagar as contas com o dinheiro do aluguel. 

Por que assistir?

Mas esse dorama aqui é muito mais do que uma comum novela sobre contrato de casamento, na verdade, esse aqui é um dos melhores doramas que eu já vi quando se trata de personagens secundários. 

Durante o resumão, falei mais sobre os dois personagens principais, mas Porque Esta É A Minha Primeira Vida tem coadjuvantes tão bem desenvolvidos quanto os protagonistas. Eles mesmos são as estrelas da própria história. Cada um com seus conflitos e relações, todos extremamente bem desenvolvidos e aprofundados. 

De fato, você não acompanha só o núcleo dos personagens principais. Diversas vezes durante os episódios você vê os conflitos dos personagens que seriam, inicialmente, apenas um apoio. 

“O que há com vocês?”

Todos os personagens trazem discussões que valem muito a pena. Eles retratam o amor e o casamento por diversos pontos de vista, e todos extremamente diferentes, além de tocarem em assuntos que são tabu (ainda mais na coreia do sul) como sexo, estupro, assédio sexual no trabalho, machismo, mulheres em cargo de liderança, mulheres mais velhas, solteiras e a cobrança da sociedade por um relacionamento. 

Esse dorama traz também uma nova luz sobre amizade sem rivalidade, empreendedorismo por parte das mulheres, homens aliados às causas feministas, o casamento sob o ponto de vista de quem quer se casar e ser dona de casa, de quem nem pensa em se casar e de quem encontra o amor mesmo fora de um casamento. 

Esse dorama é INCRÍVEL e com toda a certeza é uma jóia rara em meio ao extenso catálogo da Netflix. Vale super a pena assistir. Eu tenho certeza de que você vai tirar muitas lições dele.  

Nerd: Beatriz Napoli

Devoradora de livros, publicitária apaixonada, tem dois pés esquerdos e furtividade 0 para assaltar a geladeira de madrugada. Se apaixona por personagens fictícios com muita facilidade, mas não tem dinheiro para pagar o psiquiatra que obviamente precisa.

Share This Post On