Fotografia Mobile

0y!

Faz pouco tempo que publiquei um post sobre um acessório para ajudar a tirar boas fotos com seu iPhone, desde então eu tentei me aprofundar nesse assunto que é fotografia digital, porém utilizando o celular – no meu caso iPhone 5.

Vasculhei bem na internet de forma geral, instagram (claro) e livros, atrás de informações de todos os tipos, e resolvi compartilhar com vocês o pouco que aprendi até o momento, afinal todos nós gostamos de boas fotos. 😛

Ainda sou amador, e estou compartilhando meu conhecimento adquirido recentemente, então não se sinta ofendido(a) se eu disser algo que não goste ou não concorde. 😉

Como eu juntei muita informação, vou dividir em partes, e conto com suas visitas ao Novo Nerd para ficar por dentro de tudo ok ?

As partes serão:

  1. Conceito e regras básicas
  2. Acessórios
  3. Edição e Apps
  4. Dicas gerais

Então mãos à obra. Esse primeiro post além de introdutório, vou falar dos conceitos também.

Claro que como estamos falando de uma “máquina fotográfica” embutida em um celular, não podemos esperar muita coisa, pois alguns recursos mais profissionais não estão disponíveis. Logo, sempre que você ver uma foto tirada com celular, você tem que estar com o coração aberto. Isso é pra você amigo portador de DSLR 😉 (pra quem não sabe, DSLR é câmera profissional, e que custa bem caro).

Já existem alguns celulares com boas câmeras, capazes de produzir boas fotos e filmes. Para se ter uma idéia Martin Scorsese usou trechos gravados em iPhone no seu último filme O Lobo de Wall Street (veja aqui e no youtube). Quando pessoas como ele, fazem e falam esse tipo de coisa, o negócio fica sério. E começa a ser respeitado também…hehehe.

Agora que você está lendo isso com o coração mais aberto, e respeitando um pouquinho mais os “mobile photographers“, vamos falar de conceito de fotos.

Regra básica da fotografia, ligue o Grid da sua câmera, sim aquelas linhas que ficam na tela. Essas linhas são fundamentais para qualquer foto “melhorzinha” pois são nelas que te ajudam a alinhar tudo na foto. Essas linhas são utilizadas na Regra dos Terços (veja aqui) e aprenda a usá-la aqui.

Sempre que você for fotografar alguma coisa legal, tire várias fotos. Várias mesmo, tipo MUITAS, ou quantas conseguir. Depois escolha uma que mais lhe agradou e acima de tudo, conseguiu capturar tudo que você queria naquele momento.

Para fotos e/ou filmes feitos com o celular utilize sempre o modo horizontal. Isso mesmo segure seu celular deitado. Na horizontal sempre “cabe” mais, e recortar depois é mil vezes mais fácil.

Nunca utilize o zoom. Nunca. Se você tem um Lumia 1020, acho que pode arriscar. Mas como nunca brinquei com esse celular, não posso garantir o resultado.
Essa parte é a que eu não gosto muito, sem usar o zoom você as vezes fica preguiçoso pra tirar foto, hahaha.

Altura: outra regra básica e também a parte engraçada da fotografia. Pois é isso que vai colocar você nas posições mais constrangedoras, loucas e difíceis sorte de quem faz yoga, da sua vida. Vamos ao exemplo prático: Seu filho de 1 ano e pouco começou a andar, e você todo coruja que registrar isso. Parabéns, então faça direito. Agache, ajoelhe-se, deite no chão, sei lá, faça qualquer coisa, mas fique com a câmera na altura dos olhos da criança. Ninguém que ver a moleira do seu filho. Isso vale para tudo ok ?

Ângulo: toda foto tem que ter uma “leitura” fácil. Isso significa que qualquer pessoa que bater o olho na foto vai entender de cara o que você quis dizer capturando aquele momento. Se você tirar um foto que só você entendeu, só você vai entender. Hahaha. O que quero dizer com isso é: escolha os melhores ângulos para capturar o momento. Faça sua foto ser auto-explicativa. 😉

Luz: é aqui que mora o problema, ou o sucesso de uma foto. Bom se você é iniciante como eu, esqueça “brincar” com sombras e/ou jogo de luzes. Mais pra frente você vai conseguir fazer isso. Um dica boa é: O que você está fotografando tem que estar com a luminosidade de destaque, ou seja, se você quer mostar uma lata de refrigerante em cima da mesa, ela tem que ter “mais” luz que os demais elementos do enquadramento. Note: esse “mais” luz é bem discreto, não precisa por nenhum holofote em cima.

Foco: seu celular é inteligente, e tem ajuste de foco muito bem resolvido. Clique na tela em cima de onde você deseja focar, espere o foco ser ajustado, e aí sim bata a foto. Não ficou legal ? Repita o processo, mas ajuste o foco sempre.

Alinhamento: sempre alinhe sua foto com a linha do horizonte. Mais um motivo para usar o grid. 😉

Essas são algumas regras básicas para te ajudar a tirar uma foto um pouco melhor. Pra ela ser boa mesmo, vai depender da sua prática e dedicação no exercício dessas regras.

Para melhorar o resultado final, e ajudar a executar essas regras, existem muitos acessórios e aplicativos, e vou falar sobre eles nos próximos posts.

Quero reforçar que tudo que disse acima foi conhecimento adquirido através de leitura e testes. E utilizando meu iPhone. Até o momento tem funcionado bem, você pode ver o resultado no meu instagram. 😉

Fique ligado no próximo post. Até lá.

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On