O que fiz durante a quarentena para manter a sanidade

Antes de mais nada, quero dizer que eu reconheço o privilégio que eu tenho, de ter a oportunidade de conseguir trabalhar de casa e também tenho consciência de que “tédio” não é um problema de verdade. Esse post aqui não tem a intenção de ofender ninguém, nem de minimizar a dificuldade que outras pessoas estão passando ou já passaram. Porém achei que, como escrever é um dos meus hobbies, eu poderia usá-lo – mais uma vez – para ajudar a mim mesma e manter um pouco da minha saúde mental.

Dito isso, vamos lá:

Tendo o privilégio de conseguir ficar em casa durante a quarentena, depois de três meses o isolamento começou a mexer mais com a minha cabeça. Quem está de home office esse tempo todo deve ter percebido que a gente começa a precisar se distrair depois de terminar o expediente, ainda mais se você trabalha no mesmo cômodo em que dorme.

Por causa desse sentimento, eu acabei fazendo algumas coisas que não costumava fazer com tanta frequência.

1. Reorganizei minha prateleira de livros

Eu considero que tenho bastante livros na prateleira (não estou contando com os que tenho no baú da cama), e nunca me incomodei com a maneira como estavam organizados. Mas agora, meu quarto é tanto um lugar de trabalho quanto de descanso. Depois de umas duas semanas olhando essas prateleiras toda vez que eu levantava comecei a me incomodar.

 Acabou que reorganizei tudo, colocando os livros mais grossos à esquerda, e deixando todos eles na horizontal. Aliás, indico deixar os seus assim também. Economiza muito mais espaço do que se deixá-los na vertical.

2. Reorganizei as roupas

Resolvi aproveitar a animação para arrumar a prateleira e arranjei um tempo para colocar as roupas do armário em ordem.

Quem me conhece sabe que eu, estranhamente, amo dobrar roupa (sim, isso é possível). Durante a reorganização, encontrei esse vídeo aqui que ensina como dobrar tudo na maneira certa para ocupar menos espaço no meu guarda-roupas.

3. Comecei a ler mais

Eu sei que a maioria começou a consumir mais do Youtube e streaming desde o início da quarentena. Mas no meu caso, acabei parando para ler mais.

Antes, por causa do tempo que levava para me deslocar da minha casa até o trabalho, o que levava quatro horas no total, eu acabava não tendo tanto tempo assim para ler. Isso mudou um pouco agora; desde quando a quarentena começou, li 3 livros. 

4. Aprendi uma nova língua

Isso eu já estava fazendo antes de tudo isso, mas – assim aconteceu com a leitura, com o tempo que me sobra, acabo conseguindo dedicar mais horas aos estudos de outra língua.

5. Fiz origami

Apesar de só conseguir fazer estrelinhas por enquanto, achei esse passatempo bem relaxante. Quando percebi, já tinha enchido um potinho inteiro de estrelas de papel, haha!

6. Cursos e mais cursos

Na verdade, fazer mais cursos para melhorar o meu currículo já era parte da minha lista de afazeres para este ano. Com o isolamento e o tempo que sobrou, acabei me aplicando para mais cursos! 

Os que eu fiz eram mais focamos em UX (Experiência do Usuário) e UX Research (se isso te interessa, dá uma olhada nos cursos da Mergo, que são bem legais e tem vários que são online mesmo).
Ah! Se você se interessou em fazer algum curso, mas está sem grana agora, tem vários sites que estão oferecendo cursos gratuitos também!

Nerd: Beatriz Napoli

Devoradora de livros, publicitária apaixonada, tem dois pés esquerdos e furtividade 0 para assaltar a geladeira de madrugada. Se apaixona por personagens fictícios com muita facilidade, mas não tem dinheiro para pagar o psiquiatra que obviamente precisa.

Share This Post On