Realidade Virtual, Unreal Engine 5, eSports e, claro, games brasileiros, estão entre as principais atrações do maior evento de games independentes do país, que começa na semana que vem em formato 100% digital
Na próxima segunda-feira (22), começa o BIG Digital, edição online do BIG Festival, o mais importante hub do mercado de games independentes da América Latina. Seja você um profissional da indústria de jogos ou entusiasta, o evento tem algo sob medida para oferecer: a extensa programação de atividades, completamente aberta ao público, inclui palestras, eSport, jogos brasileiros e mais.
Com apoio do programa Brazil Games, realizado em parceria entre Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o BIG Festival é a grande vitrine da produção brasileira de jogos digitais
O BIG Digital acontece entre 22 e 26 de junho, e a programação completa está disponível no site oficial. Veja sete das principais atrações do evento:
1 – Showcase de Jogos Brasileiros 2020
Em 90 minutos, algumas das principais desenvolvedoras de jogos do país vão apresentar 12 games com lançamento previsto para 2020, dentre eles Dandy Ace, Alchemist Adventure e Tetragon, numa verdadeira celebração da produção local.
Quando: quarta-feira (24), das 18h10 às 19h40
2 – Novidades sobre a Epic Games e a Unreal Engine para 2020
Paulo Souza, evangelista da Unreal Engine no Brasil, vai apresentar as novidades da Unreal Engine e explicar como a tecnologia vai auxiliar os desenvolvedores de jogos do país.
Quando: quarta-feira (24), das 11h30 às 12h20
3 – Torneios de Free Fire e Brawl Stars
Pela primeira vez o BIG vai ter torneios de eSports e, como é característica do evento, é uma iniciativa com participação aberta e gratuita. Os jogos são Free Fire e Brawl Stars, e a premiação envolve Diamantes e Gemas, respectivamente, que são as moedas de cada jogo.
Quando: as finais, com transmissão online, acontecem no sábado, dia 20, a partir das 19h
4 – Jogos como Manutenção de Espaços Hegemônicos de Poder
Os fundadores da Sue the Real, um estúdio de jogos focado em narrativas afro-brasileiras, farão um painel para discutir questões sobre como aumentar a representatividade negra e periférica na indústria brasileira de games.
Quando: quinta-feira (25), das 9h00 às 9h50
5 – Desenvolvimento de Games para Nintendo Switch: Uma Oportunidade Global
A Nintendo está interessada em ver mais games brasileiros no Switch. Scott Hawkins, executivo da empresa, vai falar aos desenvolvedores sobre o processo de inscrição para se tornar um desenvolvedor do console.
Quando: quarta-feira (24), das 15h40 às 16h30
6 – Criando para o Metaverso: Uma Conversa com os Desenvolvedores da Roblox
Roblox possui mais de dois milhões de criadores que, juntos, faturaram cerca de US$ 110 milhões em 2019. Um deles é o brasileiro Caio Cabral, que vai falar sobre o seu envolvimento e suas experiências pessoais com o metaverso.
Quando: quarta-feira (24), das 14h50 às 15h40
7 – Pixel Ripped: O Uso de Memórias Afetivas para Aumentar a Imersão em Jogos VR
A equipe da ARVORE Immersive Experiences vai contar como as memórias afetivas ajudaram a aumentar a imersão nos jogos da série Pixel Ripped, que está entre as mais bem avaliadas do PlayStation VR em 2020.
Quando: quinta-feira (25), das 14h00 às 14h50
BIG Digital 2020
Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 o BIG Festival terá uma edição online com cinco dias de duração. A programação se divide entre palestras gratuitas sobre a indústria de games e rodadas de negócios que colocam empresas brasileiras em contato direto com gigantes do mercado.
A realização do evento vai ao encontro dos anseios dos desenvolvedores brasileiros e latino-americanos, que estão enfrentando dificuldades para realizar negócios após o cancelamento de grande parte da agenda anual da indústria.
Sobre o BIG Festival e o BIG Digital
Desde 2012, o BIG Festival — que recebeu mais de 20 mil visitantes no ano passado — se tornou o evento de jogos B2B mais importante da América Latina, onde centenas de estúdios inovadores se conectam com publishers e investidores globais. O BIG estima que o evento do ano passado gerou US$ 65 milhões em negócios, com mais de 4 mil reuniões entre 630 profissionais do setor de 24 países durante o período do festival.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.