São todos componentes de computador, mas cada um tem uma função diferente que deve ser levada em conta de acordo com o que você quer que seu PC faça.
Este post é dedicado àqueles que não entendem muito sobre componentes de computador e estão pensando em comprar um.
SSD, HD, RAM, processador, placa de vídeo…se você está pensando em comprar uma CPU, notebook ou montar seu próprio computador, já pode ter ouvido falar desses termos. Se você não tem a menor ideia do que eles fazem, eu sei bem como você se sente, porque já estive no seu lugar e quando fui perguntar para quem realmente entende, parecia que a pessoa estava falando grego!
Isso porque a pessoa que falava comigo explicava qual componente era melhor e a razão de ser assim. Só que eu não sabia o que cada um deles fazia então no fim das contas, eu era a definição da Nazaré naquela gif famosa.
Se você não tem um conhecimento muito amplo sobre tecnologia, esses termos podem te confundir na hora em que você estiver procurando peças para o seu PC ou decidindo qual é o melhor notebook para comprar.
Então cá estou para tentar te ajudar a entender melhor tudo isso antes de começar a pesquisar por preços. Bora lá!
1. HD
O que é?
Aqui no Brasil, é conhecido como Disco Rígido.
Ele é formado por vários discos, e cada um deles é dividido em:
- Trilhas: é a parte circular de um disco;
- Setores: porções extremamente pequenas em cada trilha. A menor parte física de um disco;
- Cluster: um grupo de setores vizinhos acessados, a menor parte acessível.
Os discos dentro do HD giram entre 5400 RPM (rotações por segundo) e 7200 RPM, dependendo do HD. Por conta dessas rotações, há um limite físico que os discos não conseguem ultrapassar. Esse componente também é mais suscetível a danos por queda, já que a agulha que fica ali dentro pode bater no disco e danificá-lo.
Para que serve?
Esse componente é como se fosse uma gaveta (HD) do armário (seu PC) onde você guarda suas roupas (seus arquivos). E quanto maior o espaço da gaveta (quanto mais Gigas o HD tiver), mais coisas irão caber lá dentro.
2. SSD
O que é?
A sigla SSD vem da palavra em inglês Solid State Drive. Você pode vê-lo por aí com o nome HD SSD. Ele também é um componente de memória, mas esse não tem os discos, nem os setores que precisam ser acessados em cluster, em vez disso, há chips (como aqueles encontrados em pendrives. O que faz com que o SSD seja mais rápido do que um HD convencional.
Uma das vantagens desse componente é que ele é menos propenso a sofrer danos por quedas.
Para que serve?
O SSD também é como uma gaveta para seus arquivos. Mas como foi dito antes, ele é mais rápido do que o HD convencional por causa da ausência das partes mecânicas.
Comparando SSD vs HD
No SSD, há facilidade no acesso da memória flash (tipo de armazenamento que manterá as informações salvas mesmo se não tiver energia) e ele não depende de agulha e discos físicos para isso (como acontece no HD). Também há mais rapidez quando a memória RAM for acessar o SSD, pois ele consegue passar a informação em mais ou menos 500 MB/s, enquanto o HD faz a mesma coisa em mais ou menos 100 MB/s.
3. Memória RAM
O que é?
A sigla vem da palavra em inglês Random Access Memory. Ela fica na placa mãe em módulos chamados de DiMMS (Dual Inline Memory Model). Para que um dado ou programa rode em um computador, ele precisa ser carregado na RAM antes. Então o dado é guardado no HD ou SSD e daí é transmitido para a RAM. Uma vez lá, a CPU pode acessar ou rodar o programa.
Muitas vezes, se há pouco espaço para memória, a RAM pode não ser capaz de armazenar todos os dados que a CPU precisa. Quando isso acontece, alguns dos dados são armazenados no HD ou SSD para compensar a falta de memória, ou seja, ela precisa fazer um “trabalho extra” percorrendo esse caminho. Isso faz com que o computador fique mais lento.
Para que serve?
A memória RAM pode ser considerada um “intermediário” entre o HD ou SSD e a sua CPU. Quanto maior a sua memória RAM, melhor o desempenho do seu computador, pois ele não terá o trabalho de ficar consultando seu HD ou SSD para mais dados.
Se seu PC estiver lento, experimente aumentar a memória RAM.
4. Processador
O que é?
Conhecido com o cérebro do computador, o processador é um chip responsável por execuções de cálculos, endereçamento e também por tomar todas as decisões lógicas, o que são – basicamente – todas as tarefas do seu computador.
Para que serve?
O processador é o responsável por fazer aparecer na tela qualquer coisa que você faz no computador, desde abrir uma janela, digitar algo, até algo mais complexo como criação de animações em 3D.
5. Placa de vídeo
O que é?
É o componente responsável por processar imagens, é ele que faz com que você possa enxergar as imagens de maneira mais rápida e bonita.
Para que serve?
Para que você veja qualquer coisa, é necessário que haja uma placa de vídeo. Ela é a responsável por mostrar, na tela, a mudança de cenas em um filme, movimento de um personagem em um jogo, fotos e vídeos.
Imagens 2D gastam pouquíssima memória e exigem pouco esforço do processador. Já a renderização de imagens 3D (como jogos) utiliza muito mais de ambos os componentes.
A placa de vídeo possui um processador e memória dedicada apenas a esta função, além de outros microdispositivos que ajudam a melhorar a performance.
Ufa! É bastante coisa, mas espero ter ajudado vocês de alguma forma =)