Uma história dos mutantes que refletem sua era
Toda obra já feita em nossa história tem alguma influência do nosso mundo real, seja uma HQ, livro, série, filme, jogo e por aí vai. Sendo assim, é interessante a gente conhecer um pouco sobre essas influências que ajudaram a construir algumas das histórias de mais amadas e populares da atualidade: os X-Men!
Uma das grandes questões exploradas está na origem dos poderes dos personagens: algo que está em seu DNA! Ou seja, nenhum deles foi alterado de alguma forma não natural, mas sim vieram de algo natural, a evolução e genética. E isso se relaciona diretamente com a nossa realidade, onde muitas pessoas não são aceitas somente por nascerem como são e não é algo que se possa simplesmente mudar. Muitos deles sendo perseguidos, tendo suas casas sofrendo vandalismo e por aí vai. Algo que vem diretamente da luta pelos direitos civis.
Alguns especulam inclusive que a forma de pensar e agir de Martin Luther King Jr. e Malcom X, são as inspirações para o relacionamento entre Professor Xavier e Magneto, onde um acredita na convivência pacífica entre todos e o outro acredita que um dos lados deve conseguir seus direitos a força, independente do outro lado estar interessado nisso ou não.
Isso parece ser só realmente explorado nesta visão a partir dos anos 90, quando inclusive a origem dos X-Men foi um pouco redesenhado. Porém resumir a influência apenas a um movimento é diminuir tudo o que realmente contribuiu para que vários elementos fossem adicionados e servissem de espelho da era representada. O Pablo Peixoto do Qu4tro Coisas fala sobre isso em detalhes no vídeo abaixo e você vai se surpreender com o tanto de movimentos que de alguma maneira estão representados na história dos mutantes.
E aí, você fazia ideia de que tanta coisa estava representada dentro da história que conta as aventuras da escola para jovens superdotados? Deixa o seu comentário!