City Hunter (Sitihunteo) 2011, SBS TV é um dorama (serie de televisão oriental), baseado nos quadrinhos japoneses de Tsukasa Hojo publicada entre os anos 85 a 91. Até aí nenhuma novidade, afinal podemos dizer que mais de 50% dos filmes e séries, sejam para televisão ou cinema, são baseados em alguma publicação, o ponto que toca nesta produção é justamente o fato de ser coreano.
Está tudo ali, o herói que busca vingança da morte do pai, o cenário político, as cenas de ação e suspense para construir os 20 episódios da série. Esta, como outras adaptações tem seu próprio roteiro, mas guarda a essência de trazer um personagem alto, bonito e mulherengo, que esconde de todos sua verdadeira identidade.
O outro olhar é sobre a forma particular como o coreano apresenta o complexo senso de dever para com a família, o respeito pelas relações interpessoais e seus hábitos e tradições. Os efeitos especiais não são mirabolantes, mas em compensação as cenas de luta são coreografadas com perfeição. E uma simples cena dentro de um restaurante pode te surpreender, definitivamente falar de boca cheia não é feio para o coreano, é até comum!
Num momento repleto de adaptações de quadrinhos, falar de uma adaptação de um mangá é desafiar as pessoas a literalmente “ler de trás para frente”. Você fica refém das legendas, estranha a sonoridade da fala e dá risada das expressões forçadas, mas vale a tentativa. A produção é requintada, com locações maravilhosas.
Tem romance, tem humor, tem diversão. Eu não li o mangá, também não vou dizer que fiquei com vontade, mas dá pra sentir que a essência foi preservada.
Pra quem se interessou, o dorama esta disponível lá na Netflix. Mas também pode ser visto gratuitamente no Viki.com ou no DramaFever com legendas em inglês. Este último eu não recomendo, pois às vezes o coreano consegue debulhar mil palavras por segundo.
Tente um novo olhar… e não se surpreenda com uma coisa: tudo pode ser muito leve e ágil, mas as cenas em que há sangue… elas chocam pela violência.
Abaixo dá pra conferir o trailer, com maravilhosas legendas coreanas e uma caprichada narrativa em inglês, já que foi impossível localizar algo com legendas brazucas.