Legalize Já!, de Gustavo Bonafé e Johnny Araújo, é uma produção que não apenas conta o início da banda de Marcelo D2, mas mostra a história pouco conhecida de seu amigo Skunk.
Com os primeiros minutos mostrando os arcos da Lapa no Rio de Janeiro em uma época de abandono, temos a figura de Marcelo (Renato Góes) antes da fama e marginalizado, o filme mostra o quanto não apenas ele, mas muitos eram esquecidos pela sociedade, com pouca oportunidades de trabalho e tentando sobreviver. Marcelo vendia camisas de banda de rock enquanto escrevia poesias em um caderno velho.
Em outra região da Lapa, encontramos Skunk (Ícaro Silva). Ao contrário de Marcelo, sua vida é um mistério, muito pouco mostrado e falado inicialmente, nota-se apenas que ele curte música, mas vive no limite da sociedade.
Enquanto Marcelo apenas procurava sobreviver, Skunk batalha por algo mais na vida, com um sonho de construir algo e poder se expressar de uma maneira que sua vida faça mais sentindo. Em um acaso durante um batida policial na rua, essa dupla se encontra, dando início a trama.
Legalize já! não é um filme blockbuster e também não é a história da banda Planet Hemp. É a história de dois amigos que foram unidos por serem marginais, estarem presos em um vida onde não tinham voz. Para os fãs de Marcelo D2, o filme mostra um lado da vida do cantor, sendo uma agradável surpresa assistir como tudo começou e de onde veio a inspiração do cantor para suas primeiras músicas e seu grande sucesso, Legalize já!
Para quem não curte RAP ou não acompanha a carreira de Marcelo D2, o filme pode emocionar e depois desapontar, afinal acompanhamos uma história incrível de amizade, luta e conquista por espaço para depois descobrir que o sonho de Skunk, não era dele e sim de outra pessoa.
Legalize já! é uma produção da ACADEMIA DE FILMES RJ e chegou aos cinemas no dia 18 de outubro.