Voltamos minhas queridas crianças de verão e hoje veremos talvez o maior massacre durante a conquista de Aegon
Após a vitória sobre a casa Dunrrandon, outras casas de Westeros se preparavam para defender seu território de Aegon. No norte Torrhen Stark chamava seus vassalos para a organizar um exército, porém este levaria até um mês para que fosse reunido. No Vale a rainha Sharra Arryn (regente em nome de seu filho Ronnel) se trancou no Ninho da Águia, enviou tropas ao Portão Sangrento e aproveitando-se de sua alcunha quando jovem de “a flor mais bela da montanha”, mandou um retrato até o jovem Targaryen e propôs casamento, mas não deu certo.
Enquanto isso, dois reis se uniam para por fim a ambição de Aegon: de Jardim de Cima veio o rei Mern IX da casa Gardener e vindo de Rochedo Casterly Loren I Lannister. uma força impressionante de 55 mil homens. O rei da Campina levou seus 4 filhos e 2 netos para guerra o que se provou um erro.
Eles se encontraram em Bosquedouro, sede da casa Rowan, e de lá foram em direção ao Olho de Deus, onde Aegon se encontrava próximo em seu acampamento.
Mesmo tendo um quinto do exército de seus adversários, o Jovem Conquistador foi de encontro a eles. Em Septo de Pedra, ele encontra suas duas esposas irmãs e juntos foram à batalha.
Os exércitos se encontraram em uma das planícies mais abertas ao sul da Água Negra. Como Mern trouxe mais homens que Loren, assumiu o comando do centro, seu filho mais velho, Edmund, recebeu a vanguarda, o rei do Rochedo ficou com o flanco direito e lorde Oakheart com o esquerdo.
Aegon se posicionou defensivamente, mas não precisou de uma posição alta, pois há mais de uma quinzena não chovia e o campo estava com solo firme, era amplo e cheio de trigo (extremamente seco).
As trombetas soaram e os reis da Campina e do Rochedo foram pra cima, Aegon lutou do céu com suas rainhas, ateando fogo ao exército inimigo. O que se viu foi um massacre, o trigo desencadeou um fogo absurdamente gigantesco e o exército Gardener Lannister foi dizimado.
Mais de quatro mil homens morreram sob o fogo naquele dia e outros mil paras as espadas e lanças ali presentes, dezenas de milhares sofreram graves queimaduras e a casa Gardner perdeu todos seus herdeiros, no que foi conhecido como Campo de Fogo.
Mas a batalha não estava ganha, imediatamente Aegon se separou de suas irmãs e foi até Jardim de Cima, suprimir qualquer resistência que pudesse ter. Ele encontrou o intendente da casa Gardner, Harlan Tyrell, esperando-o com os portões abertos e o entregando sem qualquer tentativa de resistência. Nesse momento os Tyrell se ajoelharam e juraram fidelidade a Aegon, que os recompensou transformando-os em Lordes de Jardim de Cima, Protetores do Sul e Senhores do Vago, assim fazendo-os ter poder sob todos os vassalos Gardener.
A intenção de Aegon era impor sua autoridade à Vilavelha , Árvore e Dorne, porém ele não pode fazer isso já que algo chamou sua atenção. No norte o rei Torrehen Stark atravessava o gargalo com 30 mil nortenhos e se estabelecia nas Terras Fluviais.
Mas isso jovem criança, veremos no próximo capítulo.