Você se lembra quando foi a última vez que você foi exposto ao nosso folclore? Depois de colorir as personagens que fazem parte do mito brasileiro quando você tinha lá seus cinco ou seis anos de idade, é provável que nunca mais tenha tido contato com eles. Isso contribui muito para que não valorizemos essa parte da nossa cultura. O que me traz ao assunto que quero abordar aqui.
O escritor Gabriel ‘’Billy’’ Alves de Castilho está trabalhando em um projeto superimportante que tem todo o potencial de começar a mudar essa visão que temos sobre nosso folclore.
Desde 2012, Gabriel Billy vem trabalhando nos rascunhos de Vera Cruz – Sonhos e Pesadelos, um livro de fantasia inspirado no Brasil,que mistura nosso folclore com com o estilo Steampunk e estava com um projeto no Catarse (site de crowdfunding e financiamento coletivo) com meta de 11.300, que já foi batida no mês passado \o/
Com uma trama repleta de personagens, temos como alguns dos protagonistas Pedro Malazarte, o maior ladrão do mundo, o ladino capaz de roubar o gorro de um saci; Zaila, filha de Chico-Rei, a princesa do reino de Ouro Preto, um reino de ex-escravos negros e seus descendentes que se refugiaram (tal como um quilombo), e Urutau, um índio da tribo Tembé que possúi um arco mágico.
A história se passa em um lugar chamado Vera Cruz, terá dois volumes e contará com ilustrações (maravilhosas) de Rebecca Acco, Zakuro Aoyoama, Diucênio Rangel e Theo Szczepanski. A trama foi construída com base em muita pesquisa e documentários, e envolverá personalidades nacionais e acontecimentos históricos, além de contar com invenções inspiradas em projetos reais. Tudo com ares da belle epóque e tempos coloniais do Brasil.
Além dos livros, Gabriel pretender ver Vera Cruz conquistar outras mídias, então podemos esperar por histórias em quadrinhos, animações e jogos!
Pelas ilustrações, podemos ver que nosso folclore tomou um viés um tanto quanto macabro na visão do Gabriel, o que ajuda muito a conquistar o interesse de uma audiência mais velha (como eu *cof cof*).
Agora é só esperar pela produção do livro e correr para comprar quando sair! =D