Lançado em 2006, o Wattpad é um aplicativo de leitura e mídia social gratuita de origem canadense. Desenvolvido por Allen Laue Ivan Yuen e com tradução para mais de 50 idiomas, ele possibilita o compartilhamento de novas histórias tanto por autores experientes e renomados quanto por jovens e anônimos, de forma independente.
Nos últimos anos, alguns dos maiores sucessos da indústria literária nacional e internacional – uns poucos inclusive ultrapassando barreiras geográficas e alcançando diferentes partes do mundo -, foram a princípio publicados no aplicativo, entre eles obras como as séries “After”, escrita pela norte-americana Anna Todd; “Perigosa Amizade”, da brasileira Gisela Bacelar; e “O Conjurador”, do britânico Taran Matharu, e os livros “Tarde Demais”, da estadunidense Colleen Hoover; “Os 12 signos de Valentina” e “O safado do 105”, das brasileiras Ray Tavares e Mila Wander.
Além do livro “Antes de Tudo Acabar”, escrito pela autora Mary C. Müller e publicado pela editora Planeta através de seu selo jovem Outro Planeta, em novembro de 2017, sobre o qual o texto de hoje tratará.
Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente. Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado… e justo uma das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante. E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais. Antes de tudo acabar é a história de um garoto que precisa se encontrar e compreender um mundo que se move mais rápido do que ele consegue acompanhar. Um mundo onde amizades são construídas e desfeitas, amores morrem e nascem e caminhos sofrem desvios inesperados.
Não conheci a obra da autora quando ela era disponibilizada no Wattpad, mas assim que soube que a editora Planeta publicaria outro livro vindo do aplicativo fiquei bastante animada, porque mesmo que a publicação de histórias independentes tenha se tornado algo mais frequente, ainda é algo difícil e uma grande oportunidade para novos autores. Além disso, tenho o costume de utilizar o Wattpad e já tive o prazer de conhecer obras excelentes nele.
O que, felizmente, veio a se repetir com a leitura de “Antes de Tudo Acabar”, já que apesar do que aparenta a sinopse o livro não é apenas mais um romance juvenil, mostrando os dilemas “sem importância” dos jovens, mas uma obra que traz com sinceridade as dificuldades e sentimentos conflitantes pelos quais as pessoas passam nessa fase, assim como problemas mais sérios que tornam ainda mais complicado passar por essa transição e que precisam ser discutidos.
Rafael é um adolescente que aos 14 anos foi abandonado pelo pai abusivo e que aos 17 convive com uma mãe alcoólatra, consequência do casamento conturbado que a mulher viveu com o ex-marido, sofre com o bullying e a depressão, e recentemente se descobriu apaixonado pela melhor amiga, Anne, a única pessoa do mundo com quem acredita poder contar no momento e que arrumou um namorado que ninguém desejaria nem ao pior inimigo, quem dirá a melhor amiga pela qual se sente atraído.
Um menino um tanto conturbado pelas circunstâncias e acontecimentos da vida, que encontra na dor física uma forma de aliviar os conflitos psicológicos e emocionais, e na amiga Anne, uma garota tão quebrada quanto ele, que sofre agressões constantes por parte do pai, que a culpa pela morte da mãe no parto, o apoio necessário para enfrentar os problemas. E então tudo fica ainda pior quando sua mãe sofre uma overdose alcoólica e Anne, seu porto seguro, conhece Michael e ambos se afastam, ela em decorrência do relacionamento abusivo e ele por se sentir abandonado e rejeitado amorosamente por ela.
“Antes de Tudo Acabar” é um livro com grandes temáticas a serem refletidas: alcoolismo, abandono parental, depressão, relacionamento abusivo, agressão física e automutilação, mas que se desenvolve com fluidez e sem tornar a obra muito pesada, mas também sem tratar com desrespeito assuntos tão importantes. É uma história que mantém sua característica juvenil ao mesmo tempo em que foi escrita para passar sua mensagem com responsabilidade.
A autora faz um relato simples e impactante sobre a vasta experiência que é ser um adolescente, um relato sem uma trama de grandes surpresas e elaborações, somente o cotidiano de Rafael, um jovem que pode facilmente representar muitos dos adolescentes das últimas duas, três décadas, que lida com dilemas simples como a não correspondência amorosa de Anne, o pré-julgamento de outras pessoas, a escola e a iminência do vestibular.
Ao mesmo tempo em que precisa cuidar de si mesmo, das despesas da casa, se preocupar com a possibilidade de perder a mãe para o alcoolismo, tentar ajudar a melhor amiga a se livrar das agressões do pai e do abuso de um relacionamento, e a depressão. Sentimentos e problemas que misturados a diversos outros conflitos levam-o a automutilação, e provocam um novo medo: ir longe demais em uma de suas buscas por alívio através do uso de uma lâmina.
É um livro sobre um menino adulto que às vezes pode viver como um adolescente, tendo comportamentos egoístas, como muitos de nós já tivemos, que vê na adolescência uma fase que definirá todo o seu futuro e na vida uma invariável repleta de complicações e crueldade, mas que também tem que assumir responsabilidades e sofreu tantos traumas que encontrou na solidão um refúgio.
“Antes de Tudo Acabar” é uma obra despretensiosa, escrita por uma pessoa recém saída da juventude que entende e está envolvida, mesmo que não de forma direta, com o conteúdo apresentado ao leitor. Um produto que utiliza da sutileza e da simplicidade para atingir com intensidade, e conquista por meio da identificação, porque é um livro que não apenas conta a história de um adolescente, mas que compreende e não julga os problemas, mesmo os mais sutis, como futilidades. Algo que reflete as lembranças básicas do leitor que já esteve ali e acalenta o coração, como um bom chá nos dias frios. Isso junto com inúmeros problemas que os jovens de hoje convivem e sobre os quais a sociedade precisa ter conhecimento, além de uma participação ativá-la para buscar combatê-los.
É um livro que todos independentemente da idade deveriam ler, porque reflete sobre a complexidade da vida e nos lembra da importância de continuar seguindo em frente, enfrentando os monstros mesmo que dentro de nosso próprio tempo, porque sempre há pessoas e momentos que fazem a existência valer a pena.
ANTES DE TUDO ACABAR
AUTOR Mary C. Müller;
EDITORA Planeta;
ANO 2017;
PREÇO 21 reais.