A cada geração de jovens, existe uma mudança geral no comportamento, isso afeta o estilo de vida deles de uma maneira que a forma de se relacionar e se encontrar, se torna algo distinto, gerando certa estranheza e até mesmo confusão. Temos hoje uma geração que busca valores de conquistas e atitudes muito diferente dos seus pais.
Na busca por esses “novo valores” e para expor o verdadeiro sentimento por trás de tanta liberdade, a HBO Latin America mostra um série documental, diferente. Não espere encontrar algo com especialistas falando sobre o blá blá blá de uma juventude rebelde que, com a ajuda da tecnologia, criou suas regras e aumentou os limites do “ser jovem“. Em Outro Tempos Jovens, temos a realidade contada por eles mesmo, sem julgamentos ou censura.
Com a direção geral de Caito Ortiz e Giuliano Cedroni, a HBO Latin America, mostra que polêmica faz parte do seu DNA, e está prestes a expor a verdade do Jovem do século 21 em 8 episódios. Os temas de cada um deles, foi baseado não apenas em assuntos atuais, mas em certos tabus, que nunca foram falados antes, envolvendo relacionamentos abertos, suicídios, sexualidade de diferentes formas e “Digital Dating“, que são encontros, em grande partes casuais, através de aplicativos.
Abaixo podemos conferir a lista dos episódios com seus diretores sinopses:
Episódio 1 – DIGITAL DATING
Direção: Laga Villanova
Sexo e solidão estão presentes no primeiro episódio, que aborda as relações de jovens que utilizam aplicativos para encontrar parceiros. Por que, apesar da grande quantidade de atividades sexuais, os jovens retratados se sentem sós?
Episódio 2 – PRIMAVERA FEMININA
Direção: Daniel Klajmic
O segundo episódio mostra dois lados do processo de empoderamento feminino: meninas de 16 anos cada vez mais seguras de si, levantando bandeiras sobre o que querem, e meninos que se deparam com uma nova ordem ao observar tal mobilização.
Episódio 3 – IDENTIDADE
Direção: Sylvia Sendacz
Em um mundo em que as representações nunca estiveram tão múltiplas, o episódio aborda a importância da identidade para o jovem. Exemplos de pluralidade como Liniker, Jout Jout e Magá Moura participam do episódio.
Episódio 4 – EU MUDO O MUNDO
Direção: Kiko Ribeiro
Três jovens politizados representam uma geração que anseia pela transformação do tão desacreditado sistema político brasileiro. O episódio aborda novos desafios e ações da juventude atual, buscando entender o que tem mudado na forma de engajar e, principalmente, porque a revolução é jovem.
Episódio 5 – A QUEM POSSA INTERESSAR
Direção: Alexandre Paschoalini. Codireção: Naor Elimelech
Por que os jovens estão cometendo mais suicídios do que nunca? O episódio questiona os efeitos que a realidade contemporânea tem exercido sobre nossas mentes e busca entender o comportamento suicida por meio de quatro personagens que já tentaram tirar suas próprias vidas.
Episódio 6 – SUCESSO
Direção: Gandja Monteiro
Este episódio estuda a mudança dos valores e do conceito de sucesso profissional, centrado na história de quatro pessoas com estruturas distintas de sucesso: um jovem de 26 anos que acumula uma fortuna; uma youtuber que possui mais de 4 milhões de seguidores; uma empreendedora paulista que conquistou prestígio e investidores; e um homem de 29 anos tentando encontrar sua vocação.
Episódio 7 – REPÚBLICA
Direção: André Godoi
A vida dos jovens que saem da casa dos pais para viver em repúblicas estudantis é tema do penúltimo episódio. A “primeira liberdade”, o quanto essa mudança impacta na rotina dos universitários, e quais são as mudanças nas responsabilidades dentro de um cenário coletivo, surgem em uma fase da vida cheia de novidades, diferenças, aprendizados e conflitos.
Episódio 8 – CENAS DE CASAMENTO
Direção: João Wainer. Codireção: Cesar Gananian.
Com a finalidade de traçar um panorama inédito de como os jovens de 20 a 29 anos pensam, vivem e encaram o casamento, a proposta é mostrar a intimidade e a convivência de três casais que registram seu dia a dia com câmeras instaladas em seus apartamentos.
Outros Tempos Jovens, promete impactar não apenas pelas suas histórias e enredo, mas pela a parte técnica, que tira um pouco do que é um “documentário maçante” e mostra algo mais parecido com um pequeno filme narrado, com uma ótima trilha sonora e fotografia.
Outro Tempos Jovens estreia dia 24 de Maio as 23 horas no canal HBO MAX.