Principais fatores de classificação no algoritmo do Facebook

Fala Khalasar! Beleza?

Vamos continuar falando sobre as mudanças no algoritmo do Facebook? Ao considerar os tipos de conteúdo que o Facebook favorece no feed de notícias, é importante distinguir entre interações “ativas” e “passivas”.

As interações ativas (compartilhar, comentar e reagir) tem muito mais peso do que as interações “passivas” (clicar, visualizar ou visualizar/pairar).

Interações-Ativas-e-Passivas

 

Já que interações ativas são tão importantes, vou falar um pouco mais sobre elas.

 

1. Comentando

O sinal de maior prioridade no novo algoritmo do Facebook são os comentários. Adam Mosseri, chefe da News Feed, escreveu em um comunicado de imprensa de janeiro dizendo:

As postagens de página que geram conversas entre as pessoas serão exibidas mais no Feed de notícias. Por exemplo, os vídeos ao vivo muitas vezes levam à discussão entre os espectadores no Facebook. Na verdade, os vídeos ao vivo têm, em média, seis vezes mais interações do que os vídeos normais.

É por isso que você já deve ter ouvindo por aí que lives dão muito mais resultados do que vídeos normais ou qualquer outra atividade. O segredo não está na live em si, mas na interação que ela causa (mais comentários).

Só que atenção: usar a velha tática do clickbait, que nas redes sociais foi adaptada para as “engagement bait” (isca de engajamento) para induzir as pessoas a deixarem comentários fará que você tenha um rebaixamento de suas postagens no Feed de notícias. Ou seja, os administradores de páginas devem continuar se concentrando em postar histórias relevantes e significativas e não tentar forçar o usuário com táticas escusas.

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2. Compartilhando

Em segundo lugar nas prioridades dos sinais estão os compartilhamentos.

No primeiro post que eu fiz sobre isso chamado “Os segredos por trás do novo algoritmo do Facebook (e o que você tem que fazer para ter sucesso)” existe uma imagem falando dos “sinais”, onde é listado dois tipos de compartilhamento: Pessoa compartilhando um link pelo Messenger e Envolvimento com a Publisher / Marca compartilhada por um amigo: o Facebook está colocando (finalmente) um grande peso em posts que são compartilhados publicamente e também em particular.

Algo que eu vivia falando para todos os editores do Novo Nerd e amigos que se utilizam do Facebook para divulgar seus trabalhos agora tem um peso enorme: não é mais suficiente apenas que alguém compartilhe sua postagem! É importante que ela ESCREVA algo sobre o que está sendo postado, assim o Facebook favorece posts compartilhados que provocam conversas entre amigos.

3. Reagindo

E pra finalizar, o terceiro sinal em ordem de importância: reações.

Não são tão fortes quanto comentários ou compartilhamentos, mas continuam sendo uma forma de “engajamento ativo” que ajudam as postagens das marcas a alcançar mais pessoas no feed de notícias.

(Infelizmente) não podemos esperar comentários e compartilhamentos de todos em todas as postagens, por isso as reações são uma ótima maneira do Facebook avaliar a qualidade do conteúdo. Segundo tio Mark Zuckerberg a qualidade é uma peça crucial no futuro. Ele disse o seguinte em um post no Facebook:

A pesquisa mostra que quando usamos as mídias sociais para nos conectar com pessoas com as quais nos importamos, isso pode ser bom para o nosso bem-estar. Podemos nos sentir mais conectados e menos solitários, e isso se correlaciona com medidas de longo prazo de felicidade e saúde. Por outro lado, ler artigos ou assistir vídeos passivamente – mesmo que sejam divertidos ou informativos – pode não ser tão bomresumo-da-mudanças-do-algortimo-do-facebook

No próximo post / vídeo falarei sobre o que as marcas podem fazer para ter sucesso no Facebook! Você quer saber quais são Os 5 Fundamentos do Engajamento para Facebook? Então baixa o e-book que eu criei falando sobre isso e descubra a base do que apliquei para impulsionar as páginas do Novo Nerd e da Game Of Thrones Brazil!

Isto fica feliz em ser útil!

 

 

PS: este conteúdo é uma mescla entre tradução e análise do conteúdo original de Brian Peters do bufferapp junto com minhas experiências pessoais.

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

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