Personalidades de Westeros – Capitulo 1: Sor Barristan, O Ousado

E chegou o momento de falar de GoT, uma das minhas maiores paixões (o livro mais do que a série é verdade). Decidi fazer uma série de textos falando sobre os personagens dessa obra que são essenciais a toda trama e história desse rico universo criado por G.R.R. Martin.

Então com vocês: “As Personalidades de Westeros – Capítulo 01 – Sor Barristan Selmy”

Sor Barristan Selmy ou Sor Barristan, o Ousado é sem dúvidas um dos maiores cavaleiros que já passou por Westeros e provavelmente foi o melhor cavaleiro de sua geração. “Mas como ele chegou a esse patamar tão conceituado?”, você deve se perguntar jovem plebeu da baixada.

Casa SelmyHerdeiro da casa Selmy, filho de Lyonel Selmy, Barristan começou sua vida na cavalaria desde cedo sendo escudeiro de lord Manfred Swann. Aos 10 anos, porém ele ganharia um apelido que ficaria marcado por toda sua vida, com toda sua coragem e ousadia vestiu uma armadura e como um cavaleiro misterioso participou de torneio em Blackhaven, mesmo desmascarado e com todos rindo a sua volta, teve alguém que não riu. O Príncipe Duncan Targaryen o respeitou como seu adversário nas justas e também foi o autor do apelido que o marcaria por toda sua vida: O Ousado.

Aos 16 anos foi consagrado como cavaleiro em um torneio em King´s Landing (Porto Real), no qual desmontou o príncipe Duncan Targaryen e o Lord comandante da guarda real Sor Duncan, o Alto. Então após suas vitórias, o rei Aegon V Targaryen o sagrou cavaleiro diante de todos. Apesar de não muito citado na obra, Barristan era um cavaleiro de torneio excelente e ganhou muitos deles.

Porém decididamente não é nos torneios que Sor Vovô ganhou seu renome. Desde que as sementes de Aegon IV, o Indigno foram lançadas as rebeliões Blackfyre eram uma ameaça constante e foi durante a Guerra dos Reis de Nove Moedas, conhecida também como a quinta rebelião Blackfyre, que Barristan não só provou seu valor, mas suas habilidades enfrentando Maelys Blackfyre, o Monstruoso em combate singular durante a batalha nos Degraus.

Barristan vs MAelys Blackfyre

Para contextualizar, Maelys era absurdamente forte, a ponto de decepar a cabeça de um cavalo com apenas um golpe, um soco para ser mais especifico. Por conta deste grande feito, Barristan Selmy ganhou renome e respeito , mas com toda certeza ele se tornou lendário no próximo evento.

Barristan foi nomeado para a Guarda Real aos vinte e três anos e jurou seus votos antes de Sor Gerold Hightower, enquanto o rei Jaehaerys II Targaryen lhe dera o manto branco. Ao se juntar a Guarda Real, ele desistiu da reivindicação no assento da família e a garota que ele deveria desposar, casou-se com seu primo.

AERYS_II

Durante o reinado de Aerys II Targaryen, popularmente conhecido como Rei Louco, Lorde Denys Darklyn resolveu se aproveitar da instabilidade do rei, para começar o que foi chamado “Desafio de Valdocaso”(dunksdale). Não contente com as taxas que eram impostas a sua cidade portuária, Lord Darklyn fez um desafio ao Rei para que ele viesse pessoalmente para ouvir a sua petição sobre os impostos devidos, algo improvável de um rei fazer até que Tywin lannister sugeriu ao rei não fazê-lo. Como o relacionamento dos dois não era dos melhores, Aerys foi em pessoa cobrar Lorde Denys somente para contrariar sua Mão. O que se provou um erro muito grande já quem além de capturado um guarda real, Gwayne Gaunt, foi morto tentando defender Aerys.

E assim começa o desafio, com o rei como seu refém lorde Darklyn viu sua cidade cercada pelo exército real comandado por Tywin Lannister, que em hipótese nenhuma quis negociar quaisquer termos. Ele exigia a libertação do rei e rendição imediata. Appós meio ano de cerco Tywin tomou a decisão de invadir (mesmo tendo risco de matarem Aerys), Sor Barristan apareceu e apresentou um plano ousado como sua alcunha. Tywin cedeu ao plano insano apenas pelo enorme respeito que tinha pelo cavaleiro (lutaram juntos na Guerra dos reis de nove moedas) e deu uma noite para que Barristan sozinho resgatasse o rei.

Escalando as muralhas de Valdocaso durante a noite, apenas comas mãos, Barristan invadiu o castelo e sorrateiramente disfarçado de mendigo chegou até as masmorras do Forte Pardo onde o rei estava preso. Porém ao resgatar seu rei, a ausência dele foi notada e o alarme foi dado. Barristan mostra nesse momento o por que ele é uma lenda: ao invés de se entregar, ele não só lutou como partiu para ofensiva enquanto defendia seu rei e sua primeira vítima foi sor Symon Hollard e um par de guardas que ali estavam, matando todos foi abrindo caminho e vingando a morte de seu irmão juramentado que foi morto pelas mãos de Symon. Roubou cavalos no estábulos e em disparada saíram das muralhas de Forte Pardo e consequentemente Valdocaso, assim libertando seu rei e definitivamente virando uma lenda.

A nobreza de Sor Barristan é tanta que mesmo Aerys em toda sua fúria, decretando a morte de todos que participaram desse plano, ele pediu para que poupasse o jovem Dontos Hollard, um garoto que não teve culpa nos acontecimentos. Aerys não pode deixar de atender o pedido de seu campeão e poupou o garoto. Anos mais tarde esse garoto, agora um homem, ajudaria Sansa Stark a sair da Fortaleza Vermelha fugindo de sua prisão.

Dontos Hollard

Nos últimos anos do reinado de Aerys II, Barristan provou mais uma vez seu valor enfrentando A Irmandade da Mata do Rei, um grupo de fora da lei, além de resgatar Lady Jeyne Swann e sua septã, matou em combate singular Simon Toyne.

Como bom cavaleiro que foi, ganhou o torneio de Ponta Tempestade derrubando o príncipe Rhaegar Targaryen na final das justas.

Barristan esteve anos mais tarde em Harrenhal e se lamenta muito de não ter ganho aquele torneio, o mesmo sempre se culpou pois acha que isso teria evitado a sangrenta rebelião que veio logo depois. Barristan planejava coroar Ashara Dayne como rainha do amor e da beleza no torneio (curiosamente é nessa mesma época que descobrimos seu amor por Ashara Dayne).

Durante a rebelião de Robert, Barristan foi gravemente ferido na batalha do Tridente, sendo cuidado pelo meistre de Robert (o próprio tinha ordenado isso). Após o fim da Rebelião ele foi preservado na Guarda Real agora como Senhor Comandante.

Barristan foi dispensado de seus serviços por Joffrey I Baratheon, o que causou sua revolta, alguns mantos dourados mortos e sua união com Daenerys Targaryen.

Daenerys, Barristan e Jorah

Sor vovô, como é chamado carinhosamente pelos fãs, é um dos maiores cavaleiros que Westeros já teve e como já disse provavelmente o melhor de sua geração. Honra, dever, habilidade, talento, tudo isso em um homem que fez o seu melhor servindo ao reino e aos seus reis.

E antes de me despedir de vocês, deixo aqui o trecho do livro branco sobre Sor Barristan, o livro da Guarda Real no qual existe uma página falando sobre os feitos de cada cavaleiro juramentado. Aguardem que mais personalidades vem aí.

Sor Barristan da casa Selmy. Filho primogênito de Ser Lyonel Selmy de Solar de Colheitas. Serviu como escudeiro para Ser Manfred Swann. Nomeado “o Ousado” aos 10 anos, quando vestiu armadura emprestada para aparecer como um cavaleiro misterioso no torneio de Blackhaven, onde foi derrotado e desmascarado por Duncan, Príncipe das Libélulas. Cavaleiro em seu 16º ano pelo rei Aegon V Targaryen, depois de realizar grandes feitos de proeza como um cavaleiro misterioso no torneio de inverno no Porto Real, derrotando o Príncipe Duncan, o pequeno e Sor Duncan o Alto, Senhor Comandante da Guarda Real. Derrotou Maelys o Monstruoso, o último pretendente Blackfyre, em combate singular durante a Guerra dos Reis Nove Moedas. Derrotou Lormelle Longa Lança e Cedrik Storm, o Bastardo de Portabrônzea. Nomeado para o Guarda Real em seu 23º ano, pelo Senhor Comandante Sor Gerold Hightower. Defendeu a passagem contra todos os desafiantes no torneio da Ponte de Prata. Venceu o corpo a corpo em Lagoa da Donzela. Trouxe o Rei Aerys II para a segurança durante o Desafio de Valdocaso, apesar de ferido com uma flecha no peito. Vingou o assassinato de seu irmão jurado, Sor Gwayne Gaunt. Resgatou Lady Jeyne Swann e sua septã da Irmandade da Mata do Rei, derrotando Simon Toyne e o Cavaleiro sorridente, matando o primeiro. No torneio da Vilavelha, derrotou e desmascarou o cavaleiro misterioso Escudo-Negro, revelando que ele era o bastardo das Terrasaltas. Único campeão do torneio de Lord Steffonem Ponta Tempestade, onde ele desmontou Lord Robert Baratheon, Príncipe Oberyn Martell, Lord Leyton Hightower, Lord Jon Connington, Lord Jason Mallister e Príncipe Rhaegar Targaryen. Ferido por flecha, lança e espada na Batalha do Tridente enquanto lutava ao lado de seus Irmãos Juramentados e Príncipe Rhaegar de Pedra do Dragão. Perdoado, e nomeado Senhor Comandante da Guarda Real, pelo Rei Robert I Baratheon. Servindo a guarda de honra que trouxe Lady Cersei da Casa Lannister para Porto Real para se casar com o rei Robert. Dirigiu o ataque ao Old Wyk durante a Rebelião de Balon Greyjoy. Campeão do torneio no Porto Real, em seu 57º ano. Rejeitado pelo rei Joffrey I Baratheon no seu 61º ano, por razões de idade avançada.

Nerd: Bruno Di Grande

De São Bernardo para o mundo, um nerd, geek, doido por livros e jogos, pai de 2 filhos falando sobre o que gosta,e nas horas vagas dormindo um pouco e administrando a Irmandade Geek e a Game of Thrones Brasil L&S

Share This Post On