Agora no final de novembro, a Deezer chamou a gente conversar um pouco sobre o mercado da música. Interessante notar que música não chega a ser um dos pilares do entretenimento Nerd / Geek, mas é sim um dos pilares do entretenimento Pop!
Eu considero 4 pilares do entretenimento Geek: Literatura (onde também entram os quadrinhos), Filmes e séries (entra cinema, TV, youtube até!) , Games (analógicos e digitais) e Tech/ Gadgets (afinal, meu R2D2 de Lego está em algum lugar desse universo!!!). Porem é impossível não pensar em filmes e séries sem aquela trilha sonora matadora! Ou me diz aí quem não sabe cantar a música tema do Mário? Música é sim importante e está presente no universo Pop. Todo mundo escuta música, e hoje a forma que a escutamos é muito diferente de alguns anos atrás.
Tem gente que começou com o LP de Vinil. Daí teve a época das fitas K7 (Peter Quill que o diga!). Depois apareceu o CD. Então surgiu o MP3, onde cabiam todas suas músicas em um pen drive. Tem gente que fala até que o MP3 derrubou a industria da música. Fato é que nessa época, a indústria diminuiu muito mesmo. Até o ano passado, quando ocorreu uma mudança na forma que consumimos música: o streaming. Hoje escutamos música pelo You Tube, pelo Spotfy, pelo Deezer. Hoje o streaming já representa a maior parte da receita das gravadoras, passando de longe a venda de MP3,CDs e bolachões somados. E ainda exite um potencial enorme aí. Na França e na Inglaterra, só cerca de 10% do consumo de música é por streaming.. tem bastante espaço para crescer. Estamos no meio de mais uma revolução musical!
Pera, eu disse que música não é Geek? É sim! Onde você escuta música? No celular? Quem não tem um plano de telefone que tem um player com um plano embutido? E celular é Tech, afinal! No carro? Bom, já deve ter reparado, mas existe uma tendência de se levar conectividade para os gadgets. Carros integrados com internet tem acesso a música. Aquelas BoomBoxes hoje em dia tem conectividade com Wifi e acessam players também. Televisão toca música. Até relógio toca música hoje em dia. E todos são gadgets tecnológicos trazendo essa nova maneira que temos agora de escutar música de novo!
A Deezer por exemplo está investindo cada vez mais nesse mercado de integração de devices com apps para que você consiga escutar música como quiser. Tanto que estão investindo até em E-Sports – quem já assistiu algum jogo no You Tube ou no Twitch, sabe que quando entra uma música que não é do jogo fica mudo por uma questão de direitos autorais. Isso deve mudar em pouco tempo…
Eu admito que ainda tenho minha coleção de CDs, mas ando cada vez mais escutando músicas no celular mesmo. E você, o que anda escutando e aonde?
Levante a mão quem já usou um desses ai!!!!!