20 Anos de One Piece

Olá, jovem gafanhoto! Aqui é o Bruno e como primeiro texto escolhi falar sobre um dos meus animes favoritos – que nesse ano completou 20 anos de existência -. Como diz o título, hoje vamos falar de One Piece, jovem, então hasteie sua bandeira pirata, porque vamos navegar nas águas de um dos maiores sucessos dos mangás e animes.

Afro-Luffy-monkey-d-luffy-7786054-479-776

 

Mas como uma história que era para durar cinco anos chegou a vinte – com ainda mais tempo pela frente? Bem, jovem gafanhoto, diferente de outros shounen que tem um enredo linear com alguns aprofundamentos em plots secundários, One Piece tem uma história muito detalhada em suas sagas. Oda mostra de forma excelente a profundidade em seu universo, a ponto de você não querer saber tanto sobre os plots dos protagonistas, mas as consequências de seus atos perante o mundo já estabelecido. Além, é claro, de discussões muito atuais. Como exemplo posso citar a “Ilha dos Tritões”, saga que mostra muito da discussão racial entre humanos e tritões, com toda a complexidade de um assunto que ainda gera muitos conflitos em nosso mundo.    

Nascido de um mangá piloto chamado “Romance Dawn”, do autor Eiichiro Oda, One Piece narra a história de Monkey D. Luffy, um jovem que sonha em ser o “Rei dos Piratas” – e, junto de seus companheiros, embarca nessa aventura de navegar a grande Rota e conquistar o maior tesouro de todos, o “One Piece”. Parece clichê, né? Pois bem, na verdade de início ele nada mais é que o clássico shounen, com foco nas batalhas e na força da amizade e companheirismo com uma pitada de drama em suas histórias pessoais, ou seja: nada de novo no mundo dos animes.    

bando do chapeu de palha

 

Bando do Chapéu de Palha

Mas esse sucesso não é tão difundido assim no Brasil, com uma censura americana que acabou com todo anime. One Piece basicamente estreou no SBT com os dias contados – e muitos fãs do mundo dos animes não gostam dele por conta de seus traços um tanto caricatos. Justiça seja feita, com os poderes dos personagens tão gigantescos ficaria muito alto o custo de produção. Como posso afirmar, então, que ele é um sucesso? Simples, pelos seus números.

– Em 2015, One Piece entrou para o Guiness Book como o mangá mais vendido mundialmente – mais de 320 milhões de cópias.

– É a terceira série de quadrinhos mais vendida no Mundo, com 416 milhões de exemplares. Fica atrás apenas de Batman (460 milhões) e Superman (600 milhões). Um detalhe importante é que os números de vendas contados são desde seu lançamento. One Piece alcançou a marca de uma HQ que é vendida desde 1940!

– Desde seu lançamento, em 1997, encabeça a lista dos mangás mais vendidos do Japão. Tanto é que de 2009 a 2015 ele se manteve na liderança isolada.

Obviamente os números provam seu sucesso perante o mundo. Lógico que isso não faz com que agrade em particular todos os gostos, afinal isso é pessoal e único, mas mostra a qualidade dessa obra e tira o argumento de “só vende mais por que está por mais tempo no mercado”. Para alcançar o terceiro lugar dos quadrinhos citados acima ele desbancou nada mais nada menos que o nosso cabeça de teia, o Homem-Aranha (que está vendendo desde 1963).

Uma observação: As vendas contabilizadas são das revistas solos dos personagens.

sichibukais 2

Os Sete Shichibukais (originais)

É inegável que One Piece é um sucesso e tem qualidade. Apesar dos fãs acharem que ele demora demais em alguns pontos, é importante lembrar que longevidade sem qualidade não dá a ninguém a garantia de sobrevivência. Aqui no Brasil o mangá é distribuído pela editora Panini, que faz um excelente trabalho de relançamento já que há anos atrás esse trabalho era feito pela editora Conrad.

Espero que você tenha gostado e que eu tenha despertado sua curiosidade de conhecer esse universo maravilhoso. Leia ou veja com calma, são 20 anos de sucesso nas suas mãos. Aprecie e aproveite.

E, é claro, bem-vindo ao Bando do Chapéu de Palha.

Nerd: Bruno Di Grande

De São Bernardo para o mundo, um nerd, geek, doido por livros e jogos, pai de 2 filhos falando sobre o que gosta,e nas horas vagas dormindo um pouco e administrando a Irmandade Geek e a Game of Thrones Brasil L&S

Share This Post On