Dica de Mangá | Blade – A Lâmina do Imortal

 

Blade_post 1

Hoje na dica de mangá indicarei um verdadeiro clássico moderno, Blade – A Lâmina do Imortal (Mugen no J?nin), mangá escrito e desenhado por Hiroaki Samura entre os anos de 1993 e 2012, contabilizando 30 volumes e 206 capítulos. A série foi publicada originalmente pela Conrad aqui no Brasil, mas entra na extensa lista de obras que a editora deixou inacabadas. Nesta primeira aventura editorial por terras tupiniquins, no ano de 2004, Blade apareceu em edições bimensais que correspondiam , cada uma, à metade dos volumes originais japoneses. Mas logo a obra alcançou o Japão e parou aqui no volume 38 (que corresponde ao 19 japonês, passando um pouco da metade da obra original). Ano retrasado a JBC resolveu trazer o mangá de volta com periodicidade bimestral e volumes que correspondem cada um a dois volumes japoneses (totalizando 15).

Mas, então, por que falar agora dessa obra? Bem, o maior motivo é que o último volume lançado por aqui, o de número 10, é o primeiro a trazer material inédito que a Conrad não publicou (a primeira metade corresponde ao volume 19 japonês, o último publicado aqui, como volumes 37-38 da Conrad, a segunda metade ao volume 20 japonês), realizando o sonho antigo dos que – como eu – ficaram órfãos dessa obra magistral.

Blade_post 3

Mas o que faz, afinal, esta uma obra tão ímpar? Basicamente dois aspectos, primeiro a abordagem totalmente não-idealizada do bushido (código de honra dos samurais) e do Japão feudal, mostrando um cenário triste, medieval, violento e sujo, como provavelmente era de verdade o Japão no século XVII. O segundo aspecto é o traço inacreditável de Samura. O mangaká escolheu não arte-finalizar seu traço, mantendo um misto de rascunho a lápis com traço em nanquim que é lindíssimo e diferente de tudo o que vocês vão achar no mercado de quadrinhos. E mais do que isso, o traço “sujo” combina perfeitamente com o tom sujo da obra, ou seja, não é apenas uma escolha estética, mas também uma escolha narrativa.

Narrativa, aliás, deveria ser o segundo nome de Samura, porque ele sabe conduzir suas tramas muitíssimo bem, sempre deixando os leitores ansiosos pelo desenlace dos arcos (e vocês imaginem que fiquei mais de 10 anos esperando a conclusão da saga que ficou pela metade nas edições da Conrad). Outro ponto forte é a construção das personagens, todas muito críveis e muito diferentes umas das outras. Começando pelo duo de protagonistas, Manji, um espadachim conhecido como O Matador de Cem Homens e que (por motivos que não contarei, já que você deve descobrir por si próprio) se tornou imortal; e Rin, uma adolescente que busca incansavelmente por vingança pela morte de sua família. O encontro entre os dois dará início à trama que se desenrolará durante toda a obra. Apesar de Blade ser claramente uma obra seinen (adulta), ou seja, possuir alta carga de violência (muito gráfica) e de sexo, ela também tem um pezinho no shonen e – por isso – traz cenas de lutas muitíssimo bem coreografadas e pensadas, sendo um mangá ao mesmo tempo profundo, agitado e perturbador. De tudo o que está nas bancas hoje em dia, Blade é com certeza top 5 e deve estar no topo da sua lista de prioridades de leitura.

 

Links para a compra das edições na Amazon:

Blade – A Lâmina do Imortal – Volume 1 (Português) Capa Comum – 30 nov 2015

Blade – A Lâmina do Imortal – Volume 2 (Português) Capa Comum – 31 dez 2012

Blade – A Lâmina do Imortal – Volume 3 (Português) Capa Comum – 24 abr 2016

Blade – A Lâmina do Imortal – Volume 4 (Português) Capa Comum – 14 jun 2016

Blade. A Lâmina do Imortal – Volume 5 (Português) Capa Comum – 24 ago 2016

Blade. A Lâmina do Imortal – Volume 6 (Português) Capa Comum – 13 out 2016

Blade. A Lâmina do Imortal – Volume 7 (Português) Capa Comum – 22 jan 2017

Blade. A Lâmina do Imortal – Volume 8 (Português) Capa Comum – 11 mar 2017

Blade. A Lâmina do Imortal – Volume 9 (Português) Capa Comum – 4 mai 2017

 

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On