PORQUE A UTILIZAÇÃO DE CRACK PARA JOGOS PODE SER PREJUDICIAL
Entenda como o simples ato de crackear um arquivo pode danificar seu computador gravemente
E aí pessoal, beleza? Hoje vamos falar de um tema complexo mas muito importante que é o uso de cracks para liberação de programas e jogos. Com certeza todo mundo já jogou ou utilizou algum programa crackeado. Inicialmente é uma ação tentadora ter acesso a jogos e programas que queremos muito e melhor ainda de forma ilimitada e de graça. A sensação inicial com certeza é de esperteza e conquista. Mas se pararmos para avaliar, na verdade não é bem assim. O uso de cracks pode trazer danos irreparáveis a seu computador, desrespeita os direitos de criação do autor do programa e ainda é crime sério. A primeira coisa que devemos pensar é que o crack é um software pirata. Seu uso mais comum é para remover ou enganar o sistema de segurança que limita o uso ou verifica o número serial de um programa. Entre as várias abordagens possíveis o cracker consegue descobrir o algoritmo usado pelo fabricante do software para gerar números seriais válidos e simplesmente cria um programa que gera quantos números seriais válidos quiser.
A partir disso devemos refletir, qual a garantia que temos que o autor desse crack não se utiliza desse artifício para conseguir burlar a segurança das nossas próprias máquinas?
São comprovadas em diversas pesquisas, como as publicadas por este site que oferece link para baixar antivirus grátis, que grande porcentagem dos cracks introduzem programas maliciosos em nosso computador a partir do momento que executamos o programa. São diversos trojans (cavalos-de-tróia) e malwares ocultos que podem desde danificar seu HD e sua máquina até copiar tudo que você digita e com isso roubar senhas e até dados bancários. Sabe o que é o pior disso? Não há antivírus que proteja você, pois o antivírus não tem como bloquear o uso de um programa que você mesmo instalou e acionou. Se ele fizesse isso você não rodaria nenhum programa no seu micro. Fora a questão da segurança da sua máquina, temos também uma questão ética e de desrespeito aos direitos autorais que é crime. Alteração de um código original de um programa, quebra de travas de segurança, comercialização, distribuição e utilização desse tipo de recurso pode gerar processo jurídico. A Internet é um meio de comunicação amplo e irrestrito. Nos deparamos todos os dias com todo tipo de material, programas, arquivos e pessoas, bem intencionados ou não. Para se ter uma ideia mais de 90% dos donos de computadores infectados não faziam ideia de como pegaram aquele vírus. Só no Brasil são feitos milhões e milhões de downloads dos mais variados tipos todos os anos. Portanto é necessário ter a maior cautela possível quando for instalar qualquer coisa em sua máquina.