Saudações galera,
Venho hoje convidar vocês para participarem de Hackathons!
Bom, o que é uma Hackathon? …
HACK – Neste caso se referi a uma correção ou melhoria rápida e inteligente de um problema (normalmente de computadores).
ATHON – Vêm de Marathon, que significa Maratona.
Resumidamente uma empresa possui um problema, ela seleciona os melhores candidatos (que tem a ver com o desafio) e os colocam em grupos aleatórios conforme o perfil de cada um.
Portanto, os dois juntos se forma uma Maratona de Programação!
A maioria dos convocados são universitários de amplas áreas, normalmente são formados grupinhos com um designer, um administrador, um programador e alguém que possui habilidades múltiplas.
Então só quem é de T.I que pode participar?
Nem todas as Hackathons são de programação… Estranho né? Irei tentar explicar mostrando alguns exemplos reais:
Clique nos títulos para entrar na página da Hackathon.
Hackathon Everis
Participei de uma Hackathon na minha faculdade, FIAP! Lá a empresa Everis chamou alguns dos alunos de lá (todos universitários) para resolver uma seguinte questão: Problemas B2B (Business to Business).
Me inscrevi e depois de uma semana me ligaram avisando sobre a minha aprovação. No dia eu cheguei tarde (hehe) e muita gente já tinha grupo, mas logo o meu amigo Guilherme Estevão me juntou com mais 4 pessoas que estavam por lá e que eu nunca tinha visto na vida.
Formamos uma equipe e conseguimos ficar em Segundo Lugar depois de exatamente 1 dia de Hackathon sem PARAR!!!
É isso mesmo, ficamos das 18:00 de uma Sexta e saímos em torno de 19:00 do Sábado. Sei que parece exaustivo, mas todo esforço é recompensado por prêmios e experiência.
Hackathon Kimberly-Clark
Este foi um tanto quanto diferente.
Assim que eu cheguei não conhecia mais de 2 pessoas que estavam por lá, tinham alunos da minha faculdade que também foram selecionados mas eu nunca tive contato com eles antes!
O produto iríamos trabalhar: lenço-umedecido! É… parece estranho mas neste Hackathon não teve nada a ver com programar.
O problema é que nem 50% do Brasil utiliza lenços-umedecidos e o desafio era inovar de uma maneira com que haja positividade futuramente dentro da empresa. Portanto tínhamos a possibilidade de mexer desde as fórmulas do lenço até a embalagem!
Meu grupo foi totalmente diferente, desta vez continha um químico, administrador, engenheiro, designer e uma mãe (participação crucial, foi ela que mostrou as dores de utilizar os lenços em bebês), com ideias de grupos diferentes apropriados para resolver o problema da empresa. Ficamos em segundo lugar e ganhamos alguns ótimos prêmios.
O legal é que existe um acompanhamento e muita gente do Hackathon é chamado para participar da empresa. Você fica lado-a-lado de engenheiros, diretores e outras pessoas cruciais para a empresa. Eles te dão todo o apoio e falam abertamente dos problemas que tem, ensinam e ajudam a você resolver o caso. É experiência demais para um único dia!
Para você que achou interessante, atualmente a FIAP está com inscrições abertas para um Hackathon em parceria com a Gerdau, que é uma das maiores metalúrgicas no Brasil, o link é este aqui.
Esperamos que nós do NN tenhamos ajudado você a evoluir com esta pequena amostra do: “O que é Hackathon” e gostaríamos que você comentasse sobre a sua experiência caso tenha participado de um, se não, o quanto está empolgado para o seu primeiro Hackathon.
Quaisquer dúvidas fique a vontade em perguntar, não sou especialista, mas acompanhamo de perto o progresso dessa nova modalidade de aprendizado! 🙂