8 Presidentes 1 Juramento – documentário definitivo para entender a Nova República

8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente é um documentário brasileiro dirigido, escrito pela Carla Camurati (de Carlota Joaquina) e conta a história política do Brasil da chamada Nova República e passando por todos os momentos importantes, desde 1984 com as Diretas Já, até o atual governo. O que a diretora deixa claro é que para qualquer período histórico, é necessário estudar o passado, para entender o presente e, assim, não cometer os mesmos erros.

O documentário, produzido pela Copacabana Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Globoplay é um bom registro para quem deseja estudar ou entender como funciona a política no Brasil, o pensamento de cada época, de cada eleição. Carla Camurati foi muito feliz em não apontar o dedo em nenhum chefe de Estado, mas também sem passar pano para nenhum, mostrando o processo de cada eleição, o que levou cada ex-presidente – e o atual presidente – a chegar onde chegou e o contexto de cada época.

Um país que conviveu por 21 anos com um regime militar, tinha que reaprender como funciona uma democracia e um processo eleitoral. Sair da ditadura era um anseio de milhões de pessoas, por isso que ter uma eleição era a palavra de ordem, mas o povo não participou logo de cara.

Vemos aqui um pouco de cada período da história política do país, passando pela eleição indireta de Tancredo Neves, mas que infelizmente morreu dias antes de tomar posse e o cargo ficou para José Sarney, a altíssima inflação dos anos 1980, a eleição de 1989, a primeira eleição direta depois de décadas, elegendo Fernando Collor de Mello, que sofreria o processo de impeachment em 1992.

Depois tivemos a implementação do Plano Real em 1994, os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, os dois mandatos de Lula, as duas eleições da Dilma Rousseff, sendo que seu segundo mandato foi interrompido pelo processo de impeachment em 2016 e também passando por escândalos recentes: mensalão, petróleo, Lava Jato, protestos de 2013, a eleição apertada de 2014 e os protestos contra a então presidente.

Após isso, tivemos o governo Michel Temer, a prisão de Lula, a conturbada eleição de 2018, elegendo Jair Bolsonaro e, claro, sem esquecer da pandemia da COVID-19.

O que o 8 Presidentes 1 Juramento deixa claro é que não existe governo perfeito, todos passaram por crises, protestos e é impossível agradar a todos, mas também fica claro que, não importa a crise e o escândalo, o que move um país capitalista é a sua economia.

Se a economia está boa, o país está bem. Se estiver ruim, o país não está bem.

Isso explica, por exemplo, a reeleição de FHC e Lula, mesmo com os governos envolvidos em escândalos, mas com a economia em alta.

Pode parecer longo um documentário de cerca de 140 minutos, mas faz todo o sentido, o espectador não vê o tempo passar e consegue sintetizar muito bem sua história.

Tudo isso é mérito de um bom roteiro, mas a montagem é primorosa, eletrizante, rápida e dinâmica, que jamais deixa o interesse cair, mesmo para quem não se interessa por política.

8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente é um grande registro para entender a história do Brasil e como chegamos ao cenário atual, pois tudo está interligado em um país de democracia recente, às vezes frágil, mas fundamental.

 Merece ser descoberto, visto, revisto, discutido e é uma amostra que, apesar do ódio e da polarização, dá sim para discutir política de forma saudável e madura.

Posts Relacionados:

SARS-CoV-2 – O Tempo da Pandemia: ótimo documentário para entender o momento atual

Curral mostra a política de forma crua e verdadeira

Enquanto Houver Amor tem alma independente com elenco de primeira

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On