Desde que comprei meu 3DS, há um ano atrás mais ou menos, uma das minhas maiores fontes de diversão vem sendo o eshop do aparelho. Fiz há alguns meses uma indicação do jogo Pushmo, exclusivo do serviço e essencial para todos os donos de 3DS, mas aqui quero falar do serviço como um todo.
O eshop oferece versões digitais de jogos que se encontra em loja (ainda que sem nenhum desconto, a não ser em promoções); jogos produzidos especialmente para o serviço; jogos do antigo serviço online do DSi; alguns aplicativos e jogos antigos no chamado virtual console. Vamos comentar brevemente cada um desses serviços.
Aplicativos
São em pequena quantidade e nada muito interessante, os destaques são os comuns, youtube e netflix. Essa ainda é uma área muito mal explorada do 3DS.
Jogos exclusivos
É provavelmente a melhor coisa do eshop, com uma boa variedade de gêneros, alta qualidade e bom preço (inclusive na versão brasileira do eshop). Alguns jogos não são exatamente exclusivos, mas sim ports de jogos indies, o que é bem legal, pois aumenta bastante a visibilidade destes jogos. Aqui temos também antigos jogos exclusivos da loja online do DSi, é pouca coisa, mas dá para garimpar algumas pérolas.
Jogos normais
No caso da eshop brasileira não vale comprar, o preço é o mesmo que o da lojas físicas, mas se comprar em uma das eshops gringas (lembrando que não pode ficar trocando de eshop se possuir um Nintendo ID) pode ter uma bela economia já que o preço cheio de um jogo é 39,90 doletas. Eu mesmo só compro meus jogos pelo eshop (lembrando também que é preciso comprar um cartão SD com maior capacidade, o console vem com um de 2 giga)
Jogos do Virtual Console
Aqui é onde mora a polêmica. Por um lado possui um ótima biblioteca de jogos do Gameboy, do Nintendinho e do Gamegear, que é atualizada constantemente. Por outro a Nintendo insiste em manter os jogos de Super Nintendo e – pasmem – Gameboy Advance e DS exclusivos do Virtual Console do WiiU. Não, isso não faz o menor sentido e irrita profundamente todos os old gamers donos de 3DS!
Considerações finais
A eshop do 3DS é um excelente serviço, que acrescenta demais ao valor do console, mas que é mal explorado e mal direcionado pela Nintendo. Esperemos que a BigN se toque dos erros e melhore as ofertas de jogos antigos do Virtual Console. Existem milhões de pessoas querendo gastar seu rico dinheirinho na eshop, a Nintendo precisa enxergar isso!