14 curiosidades sobre Sociedade dos Poetas Mortos

Sociedade dos Poetas Mortos é um filme lançado em 1989, dirigido por Peter Weir, com o roteiro de Tom Schulman e a trama se passa no ano de 1959, em um colégio rigoroso, só para garotos, que prioriza a tradição e a disciplina. Neste cenário, John Keating (Robin Williams, provavelmente o melhor papel de sua carreira), chega na escola para substituir o professor de inglês, que acabara de se aposentar.

Porém, não demora muito para que Keating desafie o sistema tradicional de ensino, desperta o questionamento nos jovens e os alunos descobrem a chamada Sociedade dos Poetas Mortos, um grupo de alunos que saiam no meio da noite para discutir sobre poesia e, claro, desafiar o sistema. A iniciativa não agrada à diretoria do colégio, que começa a enxergar Keating como uma ameaça e fazem de tudo para colocá-los contra o professor.

O filme é dos mais importantes sobre educação, é referenciado até hoje, seja com expressões mais marcantes como Oh Capitão, Meu Capitão; Carpe Diem, ou frases que estão até hoje no imaginário, como “Palavras e Ideias Podem Mudar o Mundo” ou “Medicina, Advocacia, Administração, Engenharia, são objetivos nobres e necessários para se manter vivo, mas a poesia, a beleza, romance, amor, é para isso que vivemos”.

Como não lembrar de cenas como os alunos rasgando as páginas de um livro, o momento em que um aluno “liga para Deus”, para ironizar o diretor, qualquer cena da Sociedade dos Poetas em si e o desfecho com o protesto dos alunos em cima das carteiras, é simplesmente épico.

Tudo isso com uma interpretação hipnótica do saudoso Robin Williams e performances tão boas quanto dos então estreantes Ethan Hawke e Robert Sean Leonard.

Sociedade dos Poetas Mortos é dos filmes mais importantes e queridos da história, compõe a excelente safra do ano de 1989.

Relembre agora, 14 curiosidades deste marco do cinema:

  • Estreou nos EUA dia 09 de junho de 1989. No Brasil, estreou quase um ano depois, dia 29 de fevereiro de 1990;
  • O roteiro foi escrito por Tom Schulman, baseado em suas experiências na Academia Montgomery Bell, em Nashville, no Tennessee, especialmente com seu professor Samuel Pickering;
  • Keating morreria no roteiro original;
  • Versões iniciais do roteiro também sugerem que a principal paixão dos alunos seria a dança, e não a poesia;
  • Atores considerados para o papel de Keating: Liam Neeson, Dustin Hoffman, Tom Hanks e Mickey Rourke;
  • O que atraiu Robin Williams para o papel de John Keating mais do que qualquer outra coisa foi que ele era o tipo de professor que, nos tempos de escola, sempre desejou ter;
  • Robin Williams considerou este filme um de seus filmes favoritos, e Peter Weir o melhor diretor com quem já trabalhou;
  • O diretor Peter Weir optou por rodar o filme em ordem cronológica para melhor capturar o desenvolvimento das relações entre os meninos e seu respeito crescente pelo professor;
  • O também saudoso River Phoenix queria interpretar Neil Perry, mas o papel foi para Robert Sean Leonard;
  • O primeiro lançamento da Touchstone Pictures a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Filme;
  • O primeiro filme de Robin Williams que recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme;
  • Está disponível no catálogo da Star+;
  • Venceu o merecido Oscar de Roteiro Original. Foi indicado a Melhor Filme, Direção para Peter Weir e Ator para Robin Williams;
  • Foi um sucesso de público e crítica: custou 16 milhões, faturou 95 só nos EUA, mais 140 mundialmente, totalizando, 235 milhões arrecadados, além de ter a aprovação de 84%.

Posts Relacionados:

Mulher-Gato: 20 Curiosidades sobre o filme de 2004

18 curiosidades sobre Menina de Ouro (2004)

13 Curiosidades sobre O Quarteto Fantástico (1994)

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On